Notícias
Titulação
Entregues 167 títulos de domínio e liberados R$ 3,5 milhões em crédito em Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado no Plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Foto: Incra/MS
Incra e a Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul realizaram a solenidade de entregas do Governo Federal, referentes à Reforma Agrária, ao Desenvolvimento Agrário e à Agricultura Familiar no Estado.
No evento - realizado em 22/9/2025, no Plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul -, foram celebradas as 445 operações do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, totalizando R$ 3,56 milhões em recursos liberados.
Além disso, ocorreu a Entrega de 167 Títulos de Domínio (TDs) às famílias de área de reforma agrária nos municípios de Sidrolândia, Nioaque e Campo Grande, garantindo a propriedade definitiva das terras aos assentados. Também foram entregues Contratos de Concessão de Uso (CCUs) de lotes da reforma agrária para os agricultores familiares dos municípios da região.
A solenidade teve por objetivo tornar públicas ações do Incra e do MDA em Mato Grosso do Sul, que resultam em entregas às famílias de projetos de reforma agrária, da agricultura familiar e comunidades quilombolas.
Quilombola
O evento celebrou o reconhecimento oficial da Comunidade Remanescente de Quilombo de Eva Maria de Jesus, por meio da Portaria nº 1.351, publicada em 18/9/2025.
Na ocasião, ocorreu o Lançamento do Projeto Habitacional do Condomínio Quilombola Tia Eva, para beneficiar famílias da comunidade quilombola, no município de Campo Grande.
A Eva Maria de Jesus é uma comunidade quilombola urbana que surgiu quando Tia Eva, uma ex-escrava de Goiás estabeleceu um povoamento de negros e seus descendentes em Campo Grande, no início do século XX. Ela era devota de São Benedito e construiu a primeira igreja do local em 1912. A comunidade é também conhecida como Vila São Benedito.
Outras ações
Por fim, foi realizada a Entrega do Projeto do Programa Nacional de Crédito Fundiário, do MDA, beneficiando 13 famílias do munícipio de Terenos.
E ainda foi assinado um Acordo de Adesão com a Prefeitura Municipal de Itaquiraí para a execução de atividades do Programa Terra Cidadã. O Acordo irá ampliar a capacidade operacional das ações de reforma agrária e de governança fundiária geridas pelo Incra.
Já no período da tarde ocorreu um debate com os movimentos sociais de luta pela terra. O diretor de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves, apresentou as ações da autarquia para viabilizar o assentamento das famílias no estado.
No evento, estiveram presentes ainda a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; o superintendente do Incra/MS, Paulo Roberto da Silva e diversas autoridades do Estado.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MS
imprensa.ms@incra.gov.br