Notícias
Capacitação
Cursos otimizam uso de barragem que garante produção de arroz agroecológico no RS
Aulas teóricas e visita à barragem Capané, em Cachoeira do Sul, fizeram parte das atividades na primeira etapa de formação. Fotos: UFSM/Campus Cachoeira do Sul.
Capacitações voltadas a agricultores do assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), estão ajudando a aperfeiçoar a utilização da barragem que garante a produção de arroz agroecológico no local. A área de reforma agrária é a maior do Rio Grande do Sul. Tem 9,4 mil hectares, sendo 1,6 mil deles dedicados à lavoura do grão.
As atividades são desenvolvidas pelo Incra, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus de Cachoeira do Sul, por meio de Termos de Execução Descentralizada (TED).
Em uma primeira etapa, foi realizado curso específico para três assentados que operam a barragem. As aulas teóricas, que abordaram o tema ‘Segurança de Barragens’, ocorreram entre os dias 7 e 8 de agosto e foram ministradas pelos professores Régis Silva e Lucas Delongui, no próprio Campus. O engenheiro agrônomo do Incra/RS Paulo Heerdt Júnior acompanhou as atividades. Além de aulas teóricas, os assentados realizaram uma visita à Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul.
A formação é uma das exigências do Departamento de Recursos Hídricos do RS (DRH) para a renovação da outorga de água no assentamento Filhos de Sepé. A outorga é um instrumento formal pelo qual o Poder Público autoriza, concede ou permite usuários a fazerem uso deste bem público.
“Foi bastante funcional, voltada a quem opera a barragem”, explicou Júnior. Ele informou que outra agenda será realizada diretamente no assentamento, com público ampliado, para abordar os temas de Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento e Unidades de Conservação - também exigidos pelo DRH.
“Foi muito produtiva. Foi possível conhecer e identificar as ferramentas de monitoramento das condições de segurança, como piezômetros (instrumentos utilizados para medir a pressão da água em solos, rochas, fundações e estruturas de concreto), marcos de observação em caso de movimento de terra ou deslocamento de solo, entre outros”, relata Diego Severo, assentado do Filhos de Sepé. “Será de muito proveito, ampliou a nossa capacidade de monitoramento e o modo de vista sobre as condições e características da barragem.”
Região
Criado em 1998, o assentamento possui condições ambientais especiais: está inserido na Área de Proteção Ambiental Banhado Grande e contém, em seus limites, outra unidade de conservação, o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Esta última área, com cerca de 2,5 hectares, foi cedida pelo Incra à Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2002.
A barragem utilizada para a irrigação é um reservatório de acumulação com volume normal de 12,9 milhões de metros cúbicos de água, com um nível de 3,5 metros.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação do Incra/RS
imprensa.rs@incra.gov.br
(51) 3284-3311 ou 3309
facebook.com/IncraRS