Notícias
Educação
Curso inédito de Medicina pelo Pronera tem inscrições abertas até o dia 20 deste mês
Inscrições para o primeiro curso de graduação em Medicina no Brasil por meio do Pronera encerram dia 18. Foto: Acervo/Incra
Termina, em quatro dias, o período de inscrições para o primeiro curso de graduação em Medicina no Brasil por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa inédita é uma parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).
Foram abertas 80 vagas, sendo 40 de ampla concorrência, e outras 40 vagas destinadas a quem pode ser atendido por modalidades de ações afirmativas (cotas).
Estão aptos a se candidatar assentados da reforma agrária e integrantes de famílias beneficiárias do Crédito Fundiário; educandos egressos de cursos de especialização promovidos pelo Incra; educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias; acampados cadastrados pelo instituto e quilombolas.
As inscrições começaram no dia 10 deste mês e seguem até o sábado (20/9). O formulário está disponível no site da instituição educacional, no endereço www.ufpe.br/formas-de-ingresso/vestibular-ufpe.
A seleção inclui realização de prova presencial e análise do histórico escolar do ensino médio. As etapas têm caráter eliminatório e classificatório.
O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de outubro de 2025, no site da universidade. A publicação do resultado final ocorrerá até o dia 16 de outubro.
As aulas acontecerão, presencialmente, no Centro Acadêmico do Agreste da Ufpe - Campus Caruaru. O início das atividades está previsto para 20 de outubro de 2025.
Ineditismo
Segundo a coordenadora-geral de Educação, Arte e Cultura do Campo do Incra, Clarice dos Santos, o curso inédito é resultado da parceria articulada pelo Pronera, envolvendo o Incra, movimentos e organizações populares do campo e a Ufpe, assim como ministérios, especialmente o da Saúde.
“Celebramos a abertura desta turma pelo compromisso revelado por todas essas instituições na formação de médicos e médicas camponeses, em uma iniciativa que ajuda a fortalecer o SUS no atendimento à saúde nas áreas rurais, ainda um grande desafio no nosso país”, considera a gestora.
Confira todos os detalhes no edital de seleção.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.