Notícias
Agroindústria
Cooperativa de assentados beneficia 65 mil litros de leite por dia em São Paulo
COAPAR tem 1.080 cooperados, 37 funcionários e gera ainda 480 empregos diretos e indiretos - Foto: Incra/SP
Com o beneficiamento de até 65 mil litros de leite por dia e produção média de 1300 quilos de queijo/dia, a Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (COAPAR) é um exemplo de sucesso de agroindústria voltada ao público da reforma agrária e agricultura familiar.
A Cooperativa se destaca pela agroindústria de leite que conta com 226 tanques resfriadores, espalhados nas dezenas de assentamentos da região paulista. Tem ela também 37 funcionários cooperados, gerando ainda 480 empregos diretos e indiretos.
Ao todo, a COAPAR tem 1.080 cooperados atualmente, entre assentados e agricultores familiares, nos municípios de Andradina, Castilho, Ilha Solteira, Guaraçaí, Nova Independência, Mirandópolis, Pereira Barreto, Lavínia, Itapura e Muritinga do Sul.
A Cooperativa foi fundada por assentados e registrada em 2001. E a agroindústria de leite da Cooperativa começou a funcionar em 2022, no município de Andradina - próxima ao encontro das rodovias Euclides Figueiredo e Marechal Rondon, um facilitador para o escoamento da produção.
Produção
O volume de produção da agroindústria de leite da Cooperativa mostra como a luta pela reforma agrária não se resume ao direito à terra e vem proporcionando o desenvolvimento das famílias assentadas e cooperadas da COAPAR.
Os números da Cooperativa são volumosos. De leite recebido dos cooperados e beneficiado diariamente, o volume varia entre 30 mil e 65 mil litros por dia – a depender da sazonalidade do período do ano.
Do leite recebido, surgem produção de queijos (dos tipos muçarela, novinho, prato, minas / frescal, coalho), quatro tipos de bebidas lácteas, dois tipos de iogurte, manteigas com e sem sal, além de leite de saquinho.
Somente de queijo são produzidos cerca 1300 quilos dia – principalmente do tipo muçarela. De leite pasteurizado (ou seja, leite de saquinho) são em média 5000 litros por dia. Bebidas Lácteas são 400 litros por dia. Enquanto de iogurte são 200 litros por dia.
Administração
O presidente da COAPAR, Valdecir Pereira de Aquino, explica que a missão da Cooperativa é oferecer alimentos saudáveis, agregando valor à matéria-prima e melhorando a qualidade de vida de seus cooperados. A organização é comprometida com o bem-estar, a saúde e questões ambientais, buscando o desenvolvimento sustentável por meio dos princípios da Agroecologia.
Valdecir cita a importância do setor público, sobretudo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Incra e o Banco do Brasil nas parcerias com a Cooperativa. “Temos várias parcerias para aproximar as políticas públicas dos nossos cooperados. Temos convênios com o Banco do Brasil, como correspondente bancário e técnicos cadastrados para elaboração de projetos de Pronaf. Na parceria com o MDA, participamos do GIR Leiteiro que atende a região de Andradina, o Pontal do Paranapanema e o Sul de Minas Gerais. Outra parceria importante é com a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], que compra parte da nossa produção de leite, queijo, requeijão, manteiga e iogurte", conta.
O projeto GIR Leiteiro é uma ação de melhoramento genético do gado produtor de leite, por meio de transferências de embriões, realizado também em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para atender regiões de São Paulo e Minas Gerais.
A COAPAR tem uma equipe de agrônomos, técnicos e veterinários que contribuem nos debates e na definição sobre a aplicação dos créditos produtivos e ambientais do Incra, bem como na construção / elaboração de projetos alinhados aos valores da Cooperativa e seus associados, visando melhorar a produtividade e a renda de todos.
O acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra movimentou a região de atuação da Cooperativa, levando os assentados perceberem materialmente com os investimentos a atuação do Governo Federal, do Estado por meio do acesso às políticas públicas de desenvolvimento da produção.
A Cooperativa possui ainda uma loja no centro de Andradina para venda dos seus produtos localmente. E ao lado dela, há também outra loja com produtos agropecuários diversos, com insumos, ferramentas, medicamentos animais e afins - para que o assentado cooperado possa adquirir a um preço diferenciado e incrementar sua produção.
Futuro
O vice-presidente da Cooperativa, Lourival de Paula, comenta sobre os projetos para o futuro. "Estamos em planejamento de um centro de desenvolvimento tecnológico, para darmos continuidade ao Projeto GIR Leiteiro”, afirma.
De acordo com Lourival, a ideia da direção da COAPAR é ‘dar um salto’ evolutivo de alguns anos, passando de um gado que produz em média quatro litros de leite por dia para um que produzirá 15 litros de leite/dia.
Outro projeto em discussão na Cooperativa é a ampliação da fábrica de ração existente no Projeto de Assentamento Terra Livre, no município de Castilho.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
imprensa.sp@incra.gov.br
(11) 3823-8558 / 8523