Notícias
Prestação de serviços
Caravana de Atendimento Integrada leva cidadania e inclusão a 405 famílias em Oiapoque (AP)
Ação da Caravana só é possível por conta da dedicação dos servidores de órgãos e entidades parceiras - Foto: Incra/AP
Com a chegada ao extremo Norte do Amapá, a 8ª edição da Caravana de Atendimento Rural Integrada realizou 405 atendimentos de famílias de públicos diversos no município de Oiapoque - distante cerca de 600 quilômetros da capital Macapá.
Com presença marcante de comunidades indígenas e tradicionais, esta edição em Oiapoque - realizada no período de 9 a 13/6/2025 -, simbolizou um novo capítulo na inclusão produtiva e no reconhecimento da diversidade rural no estado. Isso, porque além dos serviços essenciais prestados aos assentados e produtores da reforma agrária, a ação alcançou também pescadores e agricultores indígenas, marcando uma atuação ampla e plural.
Pela primeira vez, com a nova versão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0), as unidades familiares indígenas puderam ser reconhecidas de forma específica, reforçando o compromisso do Estado com a valorização e identidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). Ao todo, os 28 grupos oficialmente reconhecidos podem agora ser identificados no CAF, promovendo mais inclusão e visibilidade à diversidade sociocultural do campo.
Para o superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, a ação em Oiapoque foi emblemática. “A Caravana cumpre sua missão de levar o Estado até onde as políticas públicas mais demoram a chegar. Ver as famílias indígenas acessando seu CAF, sendo reconhecidas e incluídas com respeito, é um marco para a reforma agrária no Amapá”, disse.
A analista de projetos do Sebrae no Amapá, Ariela Paiva, também ressaltou a importância do evento. “A Caravana de Atendimento Rural Integrado no município de Oiapoque teve uma importância significativa, pois além dos atendimentos e orientações aos produtores rurais das áreas de assentamento e fundiária, foi possível atender pescadores e a comunidade indígena que também tem produção agrícola no município”, afirma.
Um dos momentos mais simbólicos foi o atendimento de Railene Batista dos Santos, moradora da Aldeia do Manga, que conseguiu emitir seu CAF durante a ação. “Agora estou no PRONAF A/C B V e posso buscar apoio para melhorar a produção na minha comunidade. É uma conquista muito importante para nós, que vivemos da terra e precisamos ser reconhecidos como agricultores também”, declarou Railene, emocionada com o reconhecimento de sua atividade produtiva e com a possibilidade de acessar políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Ação conjunta
A Caravana de Atendimento Rural Integrada é uma iniciativa conjunta do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Pescap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e Projeto Floresta+ Amazônia.
Conta ainda com a parceria do Sicredi, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, e da Agência de Fomento do Amapá (AFAP), com apoio do Governo do Estado do Amapá, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Oiapoque.
O objetivo da ação é facilitar o acesso à regularização fundiária, crédito rural, capacitação técnica e políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a autonomia das famílias do campo.
Em Oiapoque, o impacto da ação foi além dos números - consolidou um gesto de reconhecimento e respeito à diversidade dos povos amapaenses.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404