Notícias
Alto Sertão
Assentamentos alagoanos são cenários de novela inspirada em Lampião e Maria Bonita
Os assentamentos alagoanos Cobra e Todos os Santos, situados no município de Água Branca, e Olho D’Água, em Olho D’Água do Casado, cederam espaços para locações da telenovela Guerreiros do Sol, que estreia nesta quarta-feira (11), no Globoplay. A parceria, mediada pelo Incra, foi feita entre as associações representativas dos assentados e a Globo Comunicação e Participações S.A.
As filmagens ocorreram em 2023, após dois meses de obras, e proporcionaram a contratação de serviço temporário nas próprias comunidades. Como contrapartida, os trabalhos realizados envolveram reforma e benfeitorias nas casas grandes dos imóveis. Os assentados também foram beneficiados com equipamentos para o uso em uma das casas e para produção nas áreas de reforma agrária.
O assentado José Wellington dos Santos, representante das famílias, destacou a importância do acordo com a Rede Globo e da mediação do Incra. “Uma equipe formada entre nós atuou na montagem dos cenários e tivemos melhoramentos nos imóveis usados. Fizemos tudo isso com a autorização e o apoio do Incra desde o começo”, afirmou.
Zé do Oiteiro, como é conhecido, vive e tira o sustento do lote de 14 hectares no assentamento Olho D’água, que tem uma área total de 1,7 mil hectares e abriga 91 famílias. Com a esposa e cinco filhos, ele planta milho, feijão e palma; tem criações de galinha, porco e ovelhas; e também é apicultor.
Equipamentos
Ele e os demais assentados foram beneficiados com o repasse de equipamentos para a produção agrícola. Uma ensiladeira nova e uma batedeira de cereais, com motores, já são de uso comum e ajudam na colheita e venda dos produtos. A casa grande reformada também recebeu uma cozinha completa com acessórios.
“Outra coisa boa foi que a casa ficou para usufruto da comunidade, onde nos reunimos, e é sempre aproveitada para encontros, reuniões e eventos”, explicou Zé do Oiteiro. Foram restaurados o piso interno e as calçadas, com a pintura completa e ajustes no telhado.
Os planos de trabalho para utilização das áreas federais foram acompanhados pelo geógrafo do Incra/AL, Tyronilson dos Santos Vasconcelos. Segundo ele, as autorizações de uso dos assentamentos para as gravações atenderam ao interesse público e social, considerando as melhorias estruturais nos patrimônios do Incra.
“Foi uma parceria de sucesso, onde todos foram favorecidos: o Incra, pela recuperação do patrimônio e arquitetura; os assentados, pelos equipamentos e benfeitorias; a produtora e o público, pela divulgação da cultura e história do sertão nordestino”, considerou o técnico.
Alto Sertão
Os assentamentos estão localizados em municípios do Alto Sertão de Alagoas e retratam a aridez da região. As principais culturas agrícolas são as de subsistência e comércio local, como mandioca, feijão e milho. Há lotes que se destacam pela produção de flores ornamentais. Além disso, a criação de caprinos e suínos tornou-se uma opção crescente para os agricultores e a apicultura tem ampliado sua participação na renda familiar.
A geografia da região, o estilo das casas e os acessos aos núcleos dos assentamentos formam cenários ideais para as filmagens.
No assentamento Cobra, situado numa fazenda de 427 hectares, a casa grande e a capela anexa foram usadas para as locações. As 25 famílias assentadas já fazem uso coletivo da casa reformada.
Já no Todos os Santos/Chupete, 107 famílias ocupam e produzem numa área federal de 1,7 mil hectares. Nesse assentamento, o açude da fazenda serviu como paisagem para a obra televisiva.
A trama da nova novela é livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e em outros personagens da história do cangaço, nas décadas de 1920 e 1930. Antes das filmagens de Guerreiros do Sol, os mesmos cenários já foram usados na telenovela Velho Chico, também da Rede Globo.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Alagoas
Telefone fixo: (82) 99660-5561
imprensa.al@incra.gov.br