Notícias
Reforma agrária
Agricultores de reserva extrativista são reconhecidos para acesso à reforma agrária em Minas Gerais
Comunidades da Reserva Nascentes Geraizeiras serão incluídas no programa de reforma agrária. - Foto: Acervo ICMbio
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, localizada entre os municípios mineiros de Montezuma, Rio Pardo e Vargem Grande, foi reconhecida pelo Incra como área do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). O ato foi oficializado a partir da publicação da Portaria 1.173/2025, no Diário Oficial da União de 16 de junho.
A inclusão da unidade de conservação de uso sustentável possibilitará ao instituto promover o cadastro e a seleção de agricultores e extrativistas residentes na área para acesso às políticas de apoio à agricultura familiar.
Com o reconhecimento, o Incra poderá iniciar o processo de admissão de 577 unidades familiares como beneficiárias do PNRA. A iniciativa atende demanda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que solicitou ao instituto a inclusão de comunidades tradicionais situadas em unidades de conservação de uso sustentável para acesso a linhas de crédito, assistência técnica e outras políticas de incentivo à produção e comercialização, de acordo com o plano de manejo da reserva.
A unidade
Com área de 38.177 hectares, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras foi criada pelo Decreto Federal de 13 de outubro de 2014, com os objetivos de preservar o bioma cerrado e as nascentes de água da região, assim como assegurar a exploração racional dos recursos naturais pelas populações tradicionais. Está situada entre os municípios de Montezuma, Rio Pardo e Vargem Grande, na região norte de Minas Gerais, distante cerca de 700 quilômetros da capital Belo Horizonte.
Gerais é um temo utilizado, no norte de Minas Gerais, para descrever os campos de cerrado de uso comum. A palavra deu origem ao “apelido” geraizeiros que se tornou uma identidade das comunidades tradicionais da região. O grupo é formado por pequenos agricultores que vivem do plantio de lavouras diversificadas como milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, frutas e verduras. O cerrado faz parte da estratégia produtiva, fornecendo, por meio do extrativismo, alimentação para o gado, madeira, colheita de frutos, folhas, mel e medicamentos.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Minas Gerais
imprensa.mg@incra.gov.br