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Capacitação
Agentes de 15 prefeituras baianas são treinados para atuar em Unidades Municipais de Cadastro
Servidores de 15 prefeituras participam da primeira capacitação de 2025 na Bahia, com o objetivo de implantar e atualizar as Unidades Municipais de Cadastro (UMC). O treinamento começou em 12 de maio (segunda-feira) e segue até o dia 16 (sexta-feira), na regional do Incra, em Salvador.
Os municípios atendidos são Boa Vista do Tupim, Brumado, Buritirama, Caetité, Gentio do Ouro, Itiúba, Maraú, Marcionílio Souza, Nova Ibiá, Paripiranga, Planalto, Queimadas, Santa Luzia, São José da Vitória e Taperoá.
As UMCs oferecem serviços aos produtores rurais, descentralizando as demandas do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Ao todo, 166 prefeituras firmaram parceria com o Incra para o funcionamento das unidades – o que corresponde a 39,8% dos 417 municípios da Bahia.
Capacitação
Os servidores municipais são treinados para recepcionar declarações de proprietários rurais, bem como cadastrar e analisar documentos diretamente no SNCR, para imóveis rurais com até 15 módulos fiscais. Além disso, estarão aptos a emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Acordo
A parceria entre o Incra e as prefeituras é firmada por meio de acordos de adesão. Cabe ao ente municipal oferecer a estrutura física, instalar e manter a UMC para a prestação dos serviços aos proprietários de imóveis rurais.
Já o Incra é responsável por capacitar os agentes municipais para atuarem nas unidades e supervisionar suas atividades. Apenas servidores públicos concursados podem receber o treinamento e ter acesso ao SNCR.
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