Notícias
Educação do Campo
Abertas inscrições a 50 vagas para bacharelado em Agronomia no Ceará
Detalhes do curso de Agronomia foram apresentados durante seminário que o Incra realizou na Unilab - Foto: Incra/CE
Estão abertas as inscrições para o curso de bacharelado em Agronomia, oferecido por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Incra. O curso é uma parceria do Incra com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado pelas instituições.
São 50 vagas para candidatos jovens e adultos, que ainda não tenham título de graduação e pertençam a assentamentos de reforma agrária, do crédito fundiário, acampamentos e territórios quilombolas - preferencialmente localizados no estado do Ceará.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, no período de 10 a 30 de junho e as provas serão realizadas no dia 21 de julho, de forma presencial, no campus da Unilab - situado na rua José Franco de Oliveira, s/n, Redenção (CE).
Graduação
O curso de bacharelado em Agronomia visa formar profissionais para atuarem tanto em áreas de reforma agrária, quanto em outros contextos agrícolas, com competência para descrever e analisar sistemas agrícolas, assessorando agricultores e agricultoras, camponeses e camponesas, considerando a totalidade das condições de produção e os desafios oriundos das mudanças climáticas.
Com duração de cinco anos e de forma presencial, a metodologia aplicada será a da Pedagogia da Alternância. Haverá alternância entre o Tempo Universidade, o Tempo Práticas Agrícolas e o Tempo Comunidade / Extensão.
Os alunos que estiverem regularmente matriculados no curso de bacharelado em Agronomia receberão uma bolsa auxílio mensal, no valor de R$ 700,00, no decorrer dos cinco anos.
TED
O Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado em 2024 pelas instituições. Todo o acompanhamento e supervisão do TED será feito pelos técnicos da Superintendência Regional do Incra no Ceará.
“Acompanhamos a implantação do curso desde o início. Elaboramos relatório de viabilidade, pareceres, discutimos com a universidade a elaboração da grade curricular, acompanhamos a divulgação do edital e todas as etapas que ainda serão executas ao longo do curso”, explicou a gestora Regional do Pronera-CE, Luzia Cavalcante.
Pronera
Criado em abril de 1998, o Pronera é um programa do Incra voltado para e execução da política pública direcionada a jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pela autarquia, bem como para quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
No Ceará, o programa já ofereceu os seguintes cursos: alfabetização, ensino fundamental (1º e 2º segmento), Magistério da Terra, superior em Serviço Social; Jornalismo da Terra, Pedagogia da Terra; licenciatura em História e Geografia; escolarização de nível médio e especialização em Residência Agrária. Todos na perspectiva da construção de saberes compartilhados.
Mais informações sobre o curso e o processo seletivo podem ser acessadas no portal da Unilab.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
imprensa.ce@incra.gov.br
(85) 3299-1324