Maio
Secretaria anuncia retomada dos trabalhos de identificação das ossadas de Perus
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República anuncia nesta quinta-feira (15), em São Paulo (SP), a retomada dos trabalhos de identificação das ossadas encontradas no Cemitério de Perus. O anúncio será feito pela ministra Ideli Salvatti durante reunião com familiares de mortos e desaparecidos políticos.
Para analisar as ossadas, serão contratados peritos nacionais e internacionais, que irão trabalhar em local disponibilizado pela Universidade Federal de São Paulo. Além disso, será criado o primeiro curso de Antropologia Forense no Brasil.
O processo de identificação das ossadas será realizado em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo e a Comissão Nacional da Verdade.
Identificação das ossadas de Perus
Data: 15 de maio de 2014
Horário: 9 horas
Endereço: Gabinete Regional da Presidência da República - Av. Paulista, 2163 - 3º andar - São Paulo/SP
Holanda faz proposta de cooperação trilateral entre Brasil e Cuba para temáticas LGBT
Durante as atividades da coordenação de Promoção dos Direitos de LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em Cuba, na 1ª semana de maio, a embaixada da Holanda no país apresentou aos representantes brasileiros proposta de cooperação trilateral entre Brasil, Cuba e Holanda.
Trata-se de um projeto do Fundo de Populações das Nações Unidas, que tem o objetivo realizar capacitações em educação integral sobre sexualidade e a realização de cursos de formação à distância apara militantes LGBT da América Latina e Caribe.
Segundo o coordenador da temática na SDH/PR, Gustavo Bernardes, o foco do projeto é entrar com a temática LGBT no Caribe, que é uma região estratégica para o avanço da política LGBT dentro da Organização dos Estados Americanos (OEA). A primeira reunião para debate da proposta será nos dias 7 e 8 de agosto no Brasil.
Outro possível acordo debatido no país é a cooperação brasileira com países africanos, a partir do tema da saúde para população LGBT, que deverá ocorrer até o final deste ano. O debate é fruto do Seminário ocorrido em abril deste ano entre Brasil e União Europeia.
Além das reuniões, as políticas voltadas ao segmento LGBT no Brasil foram apresentadas na 4ª Conferência Regional Unidade da América Latina e do Caribe pelos Direitos LGBTI. Dentre elas, destaca-se o Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento a Violência contra LGBT.
O Sistema tem o objetivo de promover a articulação entre os governos federal, estaduais e municipais, além da sociedade civil, para a efetivação políticas afirmativas e de combate à homofobia.
Assessoria de Comunicação Social
Nova presidência do Conselho Nacional LGBT será escolhida em reunião nesta sexta (16)
O Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais – CNCD/LGBT realiza sua 21ª Reunião Ordinária nesta sexta-feira(16), em Brasília, às 8h30. A reunião será para escolher a presidência e a vice-presidência do colegiado.
Atualmente o conselho é presidido pelo coordenador de Promoção dos Direitos de LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Gustavo Bernardes, representando a União, a vice-presidente é a militante Janaína Oliveira, representando a sociedade civil. A mudança é feita anualmente, sendo que o Poder Executivo e a sociedade civil revezam a presidência.
Também será debatido com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC, o uso do nome social no cadastro do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Os encaminhamentos sobre as Câmaras Técnicas Permanentes também estão na pauta. São elas: Câmara Técnica Permanente de Monitoramento, Prevenção e Combate da Violência contra a população LGBT; Câmara Técnica Permanente de Articulação Institucional, Planejamento, Orçamento e Monitoramento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos para LGBT; Câmara Técnica Permanente de Legislação e Normas.
Conselho -LGBTLGBT
Assessoria de Comunicação Social
Livro “Dez Faces da Luta pelos Direitos Humanos no Brasil” será lançado em Vitória (ES), nesta sexta (16)
O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Biel Rocha, participa da solenidade juntamente com o defensor de direitos humanos protegido pelo PPDDH, e personagem da publicação, Saverio Paolillo, conhecido como Padre Xavier.
A série de entrevistas, que é fruto de uma parceria com a União Europeia, a Embaixada do Reino dos Países Baixos e o Sistema das Nações Unidas no Brasil, apresenta denúncias na voz dos defensores, as motivações de luta e os percalços inerentes à atuação de cada um. As atuações cobrem áreas distintas: direito à terra, à vida, a um tratamento adequado e não violento, ao meio ambiente, à manutenção de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e de pescadores.
A Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Ana Paula Zacarias e embaixadores e autoridades da Grécia, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Republica Tcheca e Romênia, participam do lançamento.
O lançamento é promovido pela SDH/PR e pela Delegação da União Europeia no Brasil, com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos-SEADH, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra/CDDH, entidade que executa o Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos Espírito Santo, e da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
Lançamento “Dez Faces da Luta pelos Direitos Humanos no Brasil”
Hora: 17h
Data: 16 de maio de2014
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, auditório Hermógenes da Fonseca, Av. Américo Buaiz, 205 -Enseada do Suá, Vitória/ES
SDH Divulga programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Várias atividades estão programadas em todo o país para a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 a 24 de maio. No domingo (18), em Brasília, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes distribuirá informativo da campanha Proteja Brasil no Parque da Cidade. O local foi escolhido por costumar receber grande quantidade de pessoas, de diversas faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes, para atividades esportivas e recreativas ao ar livre.
Simultaneamente, estados e municípios realizam, por meio de suas coordenações e Comitês Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual, atos públicos, caminhadas, entre outras atividades que visam a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção dos direitos da infância, bem como a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque Direitos Humanos.
Entre os dias 19 e 20 será realizada, em Brasília, o 9º Encontro da Agenda de Convergência Proteja Brasil. A atividade engloba gestores estaduais e municipais, além de atores da sociedade civil das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Organizada pela SDH/PR, a Agenda de Convergência articula uma matriz de ações para proteção dos direitos de crianças e adolescentes nas regiões impactadas pelas grandes obras e grandes eventos, com a participação de governo, sociedade civil organizada, organizações de cooperação internacional e de responsabilidade social.
Caravana Siga Bem Criança – Já na quarta-feira (21), as atividades iniciam às 9h com uma carreata na Esplanada dos Ministérios da Caravana Siga Bem Criança. Durante o percurso, que será feito em carro de som aberto, a Ministra Ideli Salvatti, a apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis convidarão à população para juntos combaterem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por volta das 11h, a comitiva retorna ao estacionamento do Parque da Cidade, onde crianças de várias escolas públicas do Distrito Federal participam de atividades culturais e educativas.
Em sua oitava edição, este ano serão duas equipes percorrendo um total de 30 mil quilômetros, passando por 95 municípios de 20 estados, a partir do dia 5 de maio. Este ano, a Caravana Siga Bem, que teve início no último dia 5 de maio, percorre o país em duas equipes No total, são 12 caminhões, sendo 8 carretas e 4 caminhões truck, 2 ônibus e 4 carros de apoio, que percorrerão aproximadamente 30 mil quilômetros de estradas, visitando cerca de 20 estados, incluindo o Distrito Federal e 95 cidades, no período de noves meses.
Visita ao Disque 100 - Logo após o encerramento da Caravana, Às 13h30, a apresentadora Xuxa Meneghel, acompanhada da Ministra Ideli Salvatti, visitam a Central de Atendimento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, em Brasília. Na ocasião, Xuxa deverá atender uma ligação aleatória da Central, acompanhada de um teleatendente.
Prêmio Neide Castanha - Ainda na quarta-feira (21), às 14h, a Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Criança e do Adolescente realiza a cerimônia em alusão ao 18 de Maio e a 4ª Edição do Prêmio Neide Castanha, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual.
A apresentadora Xuxa Meneghel é uma das presenças aguardadas. Xuxa é representante da Rede Não Bata, Eduque!, que combate o uso de castigos físicos contra crianças e adolescentes. O evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social
9º Encontro da Agenda de Convergência Proteja Brasil
Data: de 19 a 20 de maio de 2014
Horário: 14hs (abertura)
Local: Secretaria de Direitos Humanos. Auditório do 8º andar. SCS-B Qd. 09 Lote C Ed. Parque da Cidade Corporate, Torre A, Brasília/DF.
Caravana Siga Bem Criança
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 9h - Daída da Caravana Siga Bem Criança da Funarte em Direção à Esplanada dos Ministérios. 11h - Chegada da Caravana no Estacionamento Ana Lídia do Parque da Cidade
Visita da apresentadora Xuxa Meneghel à Central do Disque 100
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 13h30
Local: Solicitar através do e-mail: Imprensa@sdh.gov.br
Prêmio Neide Castanha
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 14h
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados. Brasília/DF
Janaína Oliveira é nova presidenta do Conselho Nacional LGBT
. A escolha ocorreu durante reunião do colegiado em Brasília, com a presença da Ministra Ideli Salvatti, da().
e falou sobre a importânciaatuar em sintonia com os movimentos sociais e da visibilidade que a campanha de combate á homofobiatem tido com o apoio do Conselho.
, o tema central de sua gestão será a construção de um programa de combate à homofobia com diretrizes interministeriais. “Será uma honra presidir esse conselho e debater temas como orientação sexual e identidade de gênero, especialmente por ser uma mulher negra, lésbica e jovem”, afirmou.
Mobilização Nacional Proteja Brasil – Faça Bonito chega domingo (18) à Arena Corinthians
Campanha de Proteção a Crianças e Adolescentes na Arena Corinthians
Data: 18 de maio de 2014
Horário: 16h30
Endereço: Av. Miguel Inácio Curi, 111 - São Paulo/SP
Cartunista Maurício de Sousa é recebido pela Ministra Ideli Salvatti
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu nesta sexta-feira (16), em Brasília, o cartunista Maurício de Sousa. Durante o encontro foi discutido, entre outros temas, a participação do cartunista nas campanhas da SDH/PR de prevenção e combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Ministra apresentou ainda ao cartunista o aplicativo para celulares e tabletes que facilita a denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Baixado gratuitamente, o aplicativo permite que o usuário localize, em sua região, a rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, como Conselhos Tutelares, delegacias especializadas, clinicas, hospitais, entre outros órgãos públicos disponíveis para o atendimento das demandas da infância.
Maurício de Sousa apresentou à Ministra alguns de seus mais recentes produtos e se disponibilizou para divulgar as ações da Pasta e o Disque Direitos Humanos em suas publicações voltadas para o universo infantil no país. Também estava presente no encontro Mônica Sousa, que é filha do cartunista, e também é a personagem inspiradora da revista de quadrinhos Turma da Mônica.
Assessoria de Comunicação Social
Copa do Mundo: Articulação nacional por direitos da criança será um dos maiores legados, diz ministra
A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, abriu nesta segunda-feira (19) o 9º Encontro da Agenda de Convergência Proteja Brasil, que ocorre em Brasília. Durante a abertura, Ideli Salvatti falou sobre a Mobilização Nacional Proteja Brasil – Faça Bonito e a grande articulação que vem sendo feita para evitar, reprimir e impedir problemas de violência, exploração contra segmentos mais frágeis da nossa população durante a Copa do Mundo de 2014.
Segundo a ministra, o trabalho que vem sendo feito com a articulação entre as esferas municipal, estadual e federal, por meio do Disque Direitos Humanos e do aplicativo Proteja Brasil será um dos principais legados que o Mundial vai deixar para o País.
“Em um País continental como o nosso, um País em que temos eventos muito maiores do que a Copa do Mundo - como o Carnaval, o Réveillon em diversas cidades -, temos a certeza que essa situação bem sucedida de estruturar articulação com os mecanismos necessários pra atuar e essa agenda de convergência criada são alguns dos principais legados. E (isso) nos deixará mais preparados para atuar, reprimir e impedir a violência e o abuso contra os segmentos mais frágeis”.
O Disque Direitos Humanos, o aplicativo Proteja Brasil, a equipagem dos conselhos tutelares e os plantões integrados nas cidades-sede da Copa do Mundo são algumas dessas medidas tomadas para a grande mobilização.
Mecanismos - Ideli Salvatti falou ainda da importância da participação da população nessa luta pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Segundo ela, o Disque Direitos Humanos e o Proteja Brasil podem ser usados para fazer denúncias anônimas 24 horas por dia.
“São dois organismos essenciais. Mas a grande parceria é com a população. Nada melhor do que ter 200 milhões de brasileiros e brasileiras nos ajudando, nos auxiliando na luta contra a violência, abuso, pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Tragédias - Na ocasião, a ministra informou que a agenda de convergência criada para a Copa irá auxiliar também em ações de socorro e prevenção de grandes tragédias, como as enchentes que atingem a Região Norte do País.
“Essa agenda vai servir para as festas, mas ela vai ser fundamental em estratégias com essa estrutura de articulação para momentos como esses", disse, ao afirmar a importância de prestar socorro ou mesmo prevenir potenciais tragédias. "Acho que é isso que todos estamos fazendo nessa grande oportunidade que é a Copa: deixar pro Brasil essa convergência e essa articulação entre as três esferas”, completou.
Com Informações do Portal Brasil
Xuxa visita central do Disque Direitos Humanos nesta quarta-feira (21), em Brasília
Apresentadora Xuxa Meneghel e a Ministra Ideli Salvatti, daSecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República(SDH/PR), visitam nesta quarta-feira (21), em Brasília, a Central de Atendimento do Disque Direitos Humanos. Na ocasião, Xuxa deverá atender uma ligação aleatória da Central, acompanhada de um tele atendente da Central. A visita ocorrerá às 13h30.
Mais cedo, Ideli Salvatti e o cantor Sérgio Reis participam das atividades da Caravana Siga Bem Criança. Como de costume, será realizada, a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios, uma carreata. Durante o percurso, que será feito em carro de som aberto, a população será convidada a denunciar e integrar a rede de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por volta das 11h, a comitiva retorna ao estacionamento do Parque da Cidade (ao lado do Parque de Diversões), onde crianças de várias escolas públicas do Distrito Federal participam de atividades culturais e educativas. A Caravana é patrocinada pela Petrobras.
Prêmio Neide Castanha - Ainda na quarta-feira (21), às 14h, a Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Criança e do Adolescente realiza a cerimônia em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil – 18 de maio - e a 4ª Edição do Prêmio Neide Castanha, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual.
A apresentadora Xuxa Meneghel é uma das agraciadas desta edição. Xuxa é representante da Rede Não Bata, Eduque!, que combate o uso de castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes. O evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Caravana Siga Bem Criança
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 9h - Saída da Caravana Siga Bem Criança da Funarte em Direção à Esplanada dos Ministérios. 11h - Chegada da Caravana no Estacionamento Ana Lídia do Parque da Cidade
Temas de Direitos Humanos integram a Teia da Diversidade 2014, em Natal (RN)
Os debates serão realizados nos espaços da TEIA da Diversidade montados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A participação é aberta ao público e as inscrições poderão ser feitas nos locais. Cada Roda terá uma mediadora ou um mediador, que vai introduzir os temas e organizar as participações.
A Teia da Diversidade é realizada pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC).
Os resultados dessas conversas vão compor, juntamente com as demais atividades do evento, um rico banco de dados para subsidiar e nortear os rumos do Programa Cultura Viva como uma política de base comunitária para o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Programação
Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
21 de maio
17h: Participação no Cortejo- Abertura cultural da Teia
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN rumo à Ribeira (Bairro antigo ponte que vai p/ zona norte), Avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta – Natal/RN
14h: Roda de Conversa – Arte, representações sociais e identidades múltiplas (Troca de saberes, sugestão de participação)
10h: Roda de Conversa – Envelhecimento, Direitos da Pessoa Idosa e Políticas Públicas de Cultura para idosos
15h: Roda de Conversa sobre Diversidade Biológica: desafios e perspectivas para a valorização, promoção e proteção dos conhecimentos tradicionais (Troca de saberes, sugestão de participação).
9h: Roda de Conversa – Inter geracional – Recuperando a História de meu Povo
CNCD/LGBT
21 de maio
17h: Participação no Cortejo- Abertura cultural da Teia.
22 de maio
Participação da solenidade de abertura oficial da Teia (manhã)
14h: Roda de Conversa Cultura LGBT e Diversidade na Escola: (Des) respeitando identidades
16h: Roda e Conversa Arte, Representações Sociais e Identidades Múltiplas
23 de maio
17h: Disque Direitos Humanos e o Diálogo com a TEIA
24 de maio
9h: Roda de Conversa Cultura e Saúde LGBT
Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa
21 de maio
14h: Reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa/CNRDR (fechada aos membros do grupo)
17h: Participação no Cortejo de abertura
22 de maio
8h: Participação da solenidade de abertura oficial da Teia
14h: Reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa/CNRDR (fechada aos membros do grupo)
18h: Reunião de articulação local sobre a criação do Comitê de Diversidade Religiosa do Rio Grande do Norte
19h30: Roda de Conversa com docentes e discentes do curso de Ciência da Religião da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN
23 de maio
9h: Roda de conversa sobre Laicidade, Diversidade e Educação
14h: 1ª Roda de Conversa – Políticas Culturais, de Direitos Humanos e de Igualdade Racial para Povos Ciganos
24 de maio
10h: Solenidade em Comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos
Senado aprova reserva de vagas para negros em concursos públicos
O Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, a reserva de 20% das vagas de concursos públicos federais a candidatos negros e pardos (PLC 29/2014). A reserva, já aprovada pela Câmara, vai à sanção presidencial e valerá por dez anos.
A aprovação da matéria, na avaliação da Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), “é mais uma política afirmativa para o resgate da dívida impagável do Brasil por mais de 300 anos de escravidão”.
A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, aplica a reserva de vagas a órgãos da administração direta, autarquias e fundações federais, assim como empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.
Assessoria de Comunicação Social com Agência Senado
Programa de Proteção a Testemunhas é apresentado na Argentina
PF deflagra operação "Proteja Brasil" contra a pornografia infantil em 14 estados
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21), a pedido da (), a ‘Operação Proteja Brasil’ de combate ao crime de difusão de imagens com conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes pela internet. Estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em 14 estados (Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins), com cerca de 200 policiais federais atuando em todo o Brasil.
"Essa ação da PF é fundamental para reprimir a violência contra crianças e adolescentes. É muito simbólico que ocorra nessa semana, em que concentramos diversas iniciativas de promoção dos direitos de crianças em todo o país", afirmou a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A operação, coordenada pela Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil pela Internet, é parte de uma série de ações de prevenção e repressão da PF, com o objetivo de conter os crimes de abuso e violência sexual infantojuvenil no Brasil, principalmente, no período da Copa do Mundo. As ações têm como fundamento no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – .
As últimas três operações da PF para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes (Glasnost, Pureza 2 e Infância Segura) prenderam 100 pessoas acusadas de cometer esse tipo de crime. De janeiro de 2013 até o dia de hoje, 1441 inquéritos foram instaurados para investigar crimes de pornografia infantil.
As ações fazem parte da série de providências que compõem a Semana Proteja Brasil, de mesmo nome, promovida pela (SDH) e o Ministério do Turismo, que visa dar mais proteção a crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência sexual.
Ministra e Xuxa visitam Disque Direitos Humanos
Em visita à Central do Disque Direitos Humanos nesta quarta-feira (21), a ministra Ideli Salvatti e a apresentadora Xuxa Meneghel cumprimentaram os atendentes, acompanharam um atendimento telefônico e concederam entrevista coletiva.
Durante o evento, a ministra ressaltou a importância do Disque Direitos Humanos para mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, ou SGD. “O serviço é uma peça em uma ampla rede de proteção, que conta ainda com os conselhos tutelares, varas da infância e assistência social, entre outras estruturas”, explicou. “Hoje, por exemplo, estamos comemorando mais uma operação a Polícia Federal que prendeu seis pessoas em flagrantes por posse de materiais pornográficos infantis em suas casas.”
Também a apresentadora elogiou o serviço. “O Disque é um serviço que funciona muito bem, e quero pedir para as pessoas denunciarem sempre que virem algo de errado com crianças e adolescentes”, disse Xuxa.
Durante o atendimento, Ideli e Xuxa conversaram com o atendente Alfredo José (nome fictício), que explicou detalhadamente o processo que vai desde o atendimento do telefone até o encaminhamento da denúncia às autoridades locais competentes. “É muito importante a gente ouvir as pessoas”, explicou o atendente. “Somos treinados para isso, com acompanhamento psicológico. Nós atendemos também as próprias crianças que buscam apoio.”
Disque Direitos Humanos – É um serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As ligações são gratuitas e podem ser feitas a partir de qualquer lugar do Brasil, de telefone fixo ou celular. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana, sendo o anonimato garantido. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às autoridades locais competentes.
Assessoria de Comunicação Social
Sancionada Lei que torna exploração sexual de crianças e adolescentes crime hediondo
Foi sancionou nesta quarta-feira (21) a lei que torna crime hediondo a exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescentes e vulneráveis. A sanção da Lei, que é uma luta histórica de segmentos que lutam pela proteção da infância, ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença da Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), da apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis.
A sanção da Lei, na avaliação da Ministra Ideli, é uma importante vitória do país para proteção de crianças e adolescentes. “Trata-se de uma alteração importante no Código Penal brasileiro, aumentando o rigor e eliminando a possibilidade de fiança para este tipo de crime. O desafio agora é fazer um trabalho junto ao judiciário para que possamos ter varas especializadas para tratar este tipo de crime com mais agilidade”, afirmou.
Mais rigor - Quem é condenado por crime hediondo tem ainda de cumprir um período maior no regime fechado para pedir a progressão a outro regime de cumprimento de pena. É exigido o cumprimento de, no mínimo, 2/5 do total da pena aplicada se o apenado for primário; e de 3/5, se reincidente.
Iguais penas são atribuídas a quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 e maior de 14 anos no contexto de exploração sexual. Da mesma forma, pode ser enquadrado nesse crime o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local em que ocorre a prática. Se o crime for praticado com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.
A Lei do Crime Hediondo (8.072/90) já prevê essa classificação para outros dez crimes graves, como estupro de crianças e adolescentes menores de 14 anos e pessoas vulneráveis (que não têm condições de discernimento para a prática do ato devido a enfermidade ou deficiência mental), latrocínio e sequestro seguido de morte.
Assessoria de Comunicação Social
CCJ aprova lei que proíbe castigos físicos e degradantes contra crianças
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21), após longos anos de tramitação, a redação final do projeto de lei do Executivo (PL 7672/10) que trata sobre castigos físicos e humilhantes de crianças e adolescentes. A Lei, que segue agora para tramitação no Senado Federal, recebeu o nome de Lei Menino Bernardo, em homenagem a Bernardo, que foi encontrado morto, no Rio Grande do Sul, e cujos principais suspeitos do crime são o pai e a madrasta.
O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. Encaminhado à Câmara pelo Executivo, em 2010, o projeto foi discutido e aprovado por comissão especial criada para analisar o seu mérito, no fim de 2011. Deveria seguir direto para o Senado, mas foram apresentados seis recursos para que ele fosse apreciado pelo plenário da Câmara. Esses recursos foram retirados e a proposta foi encaminhada à CCJ para a votação da redação final, no dia 14 de maio de 2012. Só hoje, mais de dois anos depois, a redação final foi aprovada.
Presente em uma das sessões que debateu e aprovou a matéria, a Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), ressaltou a importância da aprovação do projeto. “Foi uma grande vitória, valeu a pena toda a mobilização”, celebrou. “Não podemos considerar normal usar a violência para criar crianças e adolescentes. Agora esperamos que o projeto tramite rapidamente no Senado pra que a gente consolide a cultura de educação pelo diálogo”.
A aprovação do Projeto de Lei, que proíbe pais e responsáveis de empregarem castigos físicos ou degradantes contra crianças e adolescentes, foi fruto de acordo entre os deputados e a Presidência da Câmara. O texto final é do deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
Menino Bernardo – O pai registrou o desaparecimento do menino Bernardo no dia 6 de abril de 2014, e a polícia começou a investigar o caso. No dia 14 de maio de 2014, o corpo do garoto foi localizado. De acordo com a delegada responsável pela investigação, o menino foi morto por uma injeção letal, o que ainda precisa ser confirmado por perícia. A delegada diz que a polícia tem certeza do envolvimento do pai, da madrasta e da amiga da mulher no sumiço do menino, mas resta esclarecer como se deu a participação de cada um no crime.
Assessoria de Comunicação Social com Agência Câmara
Editada Portaria que proíbe entrada de pedófilos no País, nesta quinta (22) na SDH/PR
Os Ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos) assinam nesta quarta-feira (22), às 10h30, Portaria que veta a entrada no País de estrangeiros cujos nomes constem de bases de dados internacionais de pessoas condenadas por crime relacionado à pornografia ou à exploração sexual de crianças e adolescentes. A solenidade ocorrerá na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Pela portaria, autoridades de fiscalização serão obrigadas a impedir a entrada no país de qualquer estrangeiro ou estrangeira cujo nome conste de bases de dados internacionais sobre pessoas condenadas por pornografia e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, as autoridades poderão impedir a entrada de estrangeiros e estrangeiras que, mesmo sem condenação, tenham envolvimento comprovado em crimes de pornografia e exploração sexual.
Solenidade de assinatura da portaria de proíbe entrada de pedófilos no País
Data: 22 de maio de 2014
Horário: 10h30
Endereço: Secretaria de Direitos Humanos. SCS, Quadra 9, Edifício Parque Cidade Corporate, 10º andar. Brasília/DF
Regulamentada proibição da entrada de pedófilos no País
Foi regulamentada nesta quinta-feira (22) a proibição da entrada no País de estrangeiros cujos nomes constem de bases de dados internacionais de pessoas condenadas por crime relacionado à pornografia ou à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Pela Portaria, autoridades de fiscalização serão obrigadas a impedir a entrada no país de qualquer estrangeiro ou estrangeira cujo nome conste de bases de dados internacionais sobre pessoas condenadas por pornografia e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, as autoridades poderão impedir a entrada de estrangeiros e estrangeiras que, mesmo sem condenação, tenham envolvimento comprovado em crimes de pornografia e exploração sexual.
A ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) explicou que a medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal para a proteção de crianças e adolescentes no Brasil. “A Copa do Mundo traz oportunidades para aperfeiçoarmos nossas estruturas, mas é importante lembrar que o Brasil já organiza, todos os anos, grandes eventos como carnaval, festas juninas, réveillon, entre outros”, disse.
Ideli afirmou que o governo federal está determinado a combater todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. “Estamos aperfeiçoando o Disque 100, equipamos mais de mil conselhos tutelares e estaremos com equipes volantes durante todos os jogos da Copa do Mundo. Tudo isso ficará como legado para o País”, disse.
Para o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a medida é um avanço para a rede de proteção brasileira. “Baseado no Estatuto do Estrangeiro, a regulamentação deixa claro que o País não permitirá a entrada de pessoas nocivas à ordem pública”, disse.
Antes da regulamentação, as autoridades não dispunham de uma normativa específica para impedir a entrada de pedófilos no País. A medida passar a valer a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (23).
Assessoria de Comunicação Social
Ideli participa da formatura do 1º Concurso Público de Polícia do país com reserva de vagas para deficientes
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou na manhã desta sexta-feira (23), em Florianópolis/SC, da solenidade de formatura de cerca de 1.200 alunos do Curso de Formação Profissional de Policial Rodoviário Federal, aprovados no último concurso da PRF. O concurso é o primeiro do país a incorporar reserva de vagas para policiais com deficiência.
“Essa formatura é muito especial porque pela primeira vez no Brasil um concurso para policiais destina vagas para pessoas com deficiência, totalizando 19 agentes. Além disso, também assegura 10% de vagas para mulheres. Isto é fazer política de respeito e valorização de todos. Por isso fiz questão de estar aqui, para desejar sucesso a todos vocês, que possuem o título de ‘anjos do asfalto’ e cuidam dos brasileiros e das brasileiras em todas as estradas do nosso querido Brasil”, afirmou a Ministra Ideli.
Mobilidade Urbana – Ainda na capital catarinense, Ideli participa da solenidade de assinatura de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2, que destinará recursos para implantação de anel viário para o corredor de transporte público coletivo e teleférico de Florianópolis, além da pavimentação e qualificação de vias. A Ministra também realiza a abertura do Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal.
Assessoria de Comunicação Social
- « Anterior
- 1
- 2
- 3
- 4
- Próximo »