Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas (CGMET)
Definição Sucinta: A Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas [CGMET] surgiu como um instrumento do governo brasileiro para implementar políticas de valorização da memória em torno da escravidão e do comércio de africanos escravizados para o Brasil. A Coordenação foi criada em 2023 pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania [MDHC] e faz parte da Assessoria Especial em Defesa da Democracia, Memória e Verdade [ADMV]. A atuação da CGMET/MDHC é inédita no Brasil, consistindo na gestão de políticas públicas voltadas para a justiça histórica, o reconhecimento e a reparação das violações de direitos humanos relativas às memórias da escravidão e seu impacto na vida da população afrodescendente no país, nas formas do racismo, da discriminação e da violência. No escopo de ações da CGMET/MDHC está a escuta dos movimentos sociais negros, das comunidades tradicionais quilombolas e praticantes de religiões de matriz africana, no sentido de acolher suas demandas por reconhecimento e reparação material e simbólica.
A CGMET/MDHC tem estruturado suas ações a partir de núcleos regionais distribuídos pelo país, focados na elaboração e execução de projetos, acordos de cooperação técnica, parcerias interministeriais, no apoio institucional a secretarias estaduais e municipais de direitos humanos, iniciativas locais e regionais de produção de memórias sobre a escravidão e resistências dos grupos negros.
Órgão Gestor: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
![A Coordenação-Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas [CGMET]](https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/ferramentas-e-aspectos-tecnologicos/WhatsApp_Image_2025_07_25_at_11.25.44.jpeg/@@images/6e6ff986-6189-4eb1-8633-92990d3c4598.jpeg)