Notícias
Ministra e Xuxa visitam Disque Direitos Humanos
Em visita à Central do Disque Direitos Humanos nesta quarta-feira (21), a ministra Ideli Salvatti e a apresentadora Xuxa Meneghel cumprimentaram os atendentes, acompanharam um atendimento telefônico e concederam entrevista coletiva.
Durante o evento, a ministra ressaltou a importância do Disque Direitos Humanos para mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, ou SGD. “O serviço é uma peça em uma ampla rede de proteção, que conta ainda com os conselhos tutelares, varas da infância e assistência social, entre outras estruturas”, explicou. “Hoje, por exemplo, estamos comemorando mais uma operação a Polícia Federal que prendeu seis pessoas em flagrantes por posse de materiais pornográficos infantis em suas casas.”
Também a apresentadora elogiou o serviço. “O Disque é um serviço que funciona muito bem, e quero pedir para as pessoas denunciarem sempre que virem algo de errado com crianças e adolescentes”, disse Xuxa.
Durante o atendimento, Ideli e Xuxa conversaram com o atendente Alfredo José (nome fictício), que explicou detalhadamente o processo que vai desde o atendimento do telefone até o encaminhamento da denúncia às autoridades locais competentes. “É muito importante a gente ouvir as pessoas”, explicou o atendente. “Somos treinados para isso, com acompanhamento psicológico. Nós atendemos também as próprias crianças que buscam apoio.”
Disque Direitos Humanos – É um serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As ligações são gratuitas e podem ser feitas a partir de qualquer lugar do Brasil, de telefone fixo ou celular. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana, sendo o anonimato garantido. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às autoridades locais competentes.
Assessoria de Comunicação Social