Notícias
Holanda faz proposta de cooperação trilateral entre Brasil e Cuba para temáticas LGBT
Durante as atividades da coordenação de Promoção dos Direitos de LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em Cuba, na 1ª semana de maio, a embaixada da Holanda no país apresentou aos representantes brasileiros proposta de cooperação trilateral entre Brasil, Cuba e Holanda.
Trata-se de um projeto do Fundo de Populações das Nações Unidas, que tem o objetivo realizar capacitações em educação integral sobre sexualidade e a realização de cursos de formação à distância apara militantes LGBT da América Latina e Caribe.
Segundo o coordenador da temática na SDH/PR, Gustavo Bernardes, o foco do projeto é entrar com a temática LGBT no Caribe, que é uma região estratégica para o avanço da política LGBT dentro da Organização dos Estados Americanos (OEA). A primeira reunião para debate da proposta será nos dias 7 e 8 de agosto no Brasil.
Outro possível acordo debatido no país é a cooperação brasileira com países africanos, a partir do tema da saúde para população LGBT, que deverá ocorrer até o final deste ano. O debate é fruto do Seminário ocorrido em abril deste ano entre Brasil e União Europeia.
Além das reuniões, as políticas voltadas ao segmento LGBT no Brasil foram apresentadas na 4ª Conferência Regional Unidade da América Latina e do Caribe pelos Direitos LGBTI. Dentre elas, destaca-se o Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento a Violência contra LGBT.
O Sistema tem o objetivo de promover a articulação entre os governos federal, estaduais e municipais, além da sociedade civil, para a efetivação políticas afirmativas e de combate à homofobia.
Assessoria de Comunicação Social