O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) vem fortalecendo a integração entre pesquisa, gestão pública e sociedade civil por meio de iniciativas diversas, que incluem a publicação de documentos estratégicos.
Um desses documentos é a Agenda de Prioridades de Pesquisa em Direitos Humanos (APPDH), uma iniciativa vinculada à Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH). A APPDH tem entre seus objetivos o de orientar a produção de conhecimento a partir da demanda de gestores(as) públicos(as), e o de aproximar gestores(as), pesquisadores(as) e sociedade nos temas associados aos direitos humanos. A Agenda é construída a partir da escuta das Secretarias Nacionais e das Assessorias Especiais que compõem o MDHC.
Os Cadernos de Evidências em Direitos Humanos são outra iniciativa editorial do MDHC, por meio da ReneDH, com o objetivo de ofertar subsídios técnico-científicos para a tomada de decisão qualificada de políticas e programas em benefício das pessoas. Na primeira edição dos Cadernos, as instituições participantes da Rede se organizaram em grupos de trabalho temáticos, que realizaram de forma coletiva as pesquisas que deram origem a sete produtos de tradução do conhecimento. Os temas dos estudos realizados foram retirados da APPDH.
Confira os documentos disponíveis.