Rede de Apoio

Precisando Conversar?
Publicado em 13/05/2020 13h25 Atualizado em 22/05/2020 11h41

Reunimos aqui, a Rede de Apoio oferecida pelo MMFDH e alguns outros Ministérios para que você possa encontrar a ajuda e o apoio que necessita, especialmente nesse período de pandemia por Covid-19. Também estamos prontos para auxilia-lo por meio do e-mail acolhaavida@mdh.gov.br.

 

Disque 100

Funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular). É um “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT, população em situação de rua, discriminação ética ou racial, tráfico de pessoas, trabalho escravo, terra e conflitos agrários, moradia e conflitos urbanos, violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro), violência contra comunicadores e jornalistas, violência contra migrantes e refugiados.

SERVIÇO AOS IDOSOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL:

Novo serviço do canal Disque 100 irá atender e confortar idosos em isolamento social durante a pandemia. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Basta discar para o número 100, passa pelo atendimento eletrônico e, após selecionar a opção desejada, é encaminhado ao atendimento humano. O atendente registra a denúncia e fornece o número do protocolo.

 

Você pode usar outros meios:

Aplicativo Proteja Brasil: Baixe o aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android. Responda um formulário simples, registre a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia. 

Ouvidoria Online:  Registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Após o registro da denúncia, esta será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Saiba mais sobre o Disque 100.  

 App Direitos Humanos Brasil - O Aplicativo permite a criação de denúncias de Direitos Humanos. Podem ser realizadas denúncias de forma identificada ou anônima. Cada denúncia recebe um número de protocolo para acompanhamento em tempo real dos andamentos. Será possível realização de denúncias por vídeo chamada, e chat direito com um atendente devidamente capacitado, além de muito em breve vir a ter uma área especial para denúncias realizadas na língua brasileira de sinais - LIBRAS. Disponível para Android e iOS

Ligue 180

É a Central de Atendimento à Mulher. um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Ligação gratuita e confidencial, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 (dezesseis) países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Você ainda pode usar outros meios:

 

Saiba mais sobre esse serviço em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/ligue-180

 

Ministério da Saúde

O Projeto TelePSI é uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais do SUS que enfrentam a Covid-19. Os trabalhadores que estiverem em sofrimento psíquico podem utilizar o canal 0800 644 6543 (opção 4).

A ação conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas e da sociedade, provendo métodos embasados em evidências científicas, a partir de pesquisa sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia para problemas emocionais durante a pandemia. Saiba mais sobre as ações do MS frente ao contexto de crise no endereço https://coronavirus.saude.gov.br  e http://aps.saude.gov.br/ape/corona .

136 – Ouvidoria geral do SUS

https://coronavirus.saude.gov.br/telesus

https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi

Reportar erro