O projeto de desenvolvimento de produtos e ações de Educação em Direitos Humanos no arquipélago do Marajó foi realizado no âmbito do Programa Cidadania Marajó, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Meio Ambiente e Empresas do MDHC.
A construção dos materiais foi orientada por visitas técnicas e escuta das secretarias municipais de educação, de organizações comunitárias, lideranças e gestores. A partir da análise das demandas e realidades do território, houve a elaboração de produtos educativos contextualizados, voltados ao trabalho pedagógico com os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Os materiais desenvolvidos foram pensados para uso em escolas e espaços educativos, valorizando a cultura, a arte, os saberes tradicionais e as especificidades do Marajó, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada à realidade local.
Materiais elaborados:
Resultados esperados:
- Estima-se o público de 500 pessoas diretamente beneficiadas pelo projeto:
- 493 docentes nos municípios de Breves, Melgaço, Portel, Salvaterra e Soure
O público estimado se baseia na quantidade de multiplicadores formados, e que, por meio deles, poderá atingir aproximadamente 50 pessoas por multiplicador, em cada um de seus municípios, além do apoio da rede de divulgação em massa. Indiretamente, as escolas previamente mapeadas nos cinco municípios apresentam 80 mil matrículas (de acordo com dados do último censo do Inep).