Notícias
SDH/PR participa de debate sobre políticas públicas para população cigana
Na forma de uma roda de conversa sobre políticas culturais, de direitos humanos e de igualdade, o debate ressaltou como o preconceito na vida em sociedade prejudica o acesso da população cigana a direitos. Dados do Disque Direitos Humanos da SDH/PR revelam que a principal violação sofrida pela comunidade cigana é a violência psicológica. Em seguida, vem a violência institucional.
A coordenadora de Diversidade Religiosa da SDH/PR, Marga Janete Stroher, explicou que os dados reforçam as reivindicações mais comuns feitas pelos ciganos. “A violência psicológica é o preconceito sofrido nas ruas, e a institucional perpassa pelos serviços de atendimento aos cidadãos”.
Marga apresentou as políticas da Secretaria em prol do povo cigano, como o acolhimento em Centros de Referência em Direitos Humanos, que têm como prioridade o atendimento às populações vulneráveis e a disseminação do Registro Civil de Nascimento (RCN) como porta de acesso aos direitos básicos, como inclusão nos programas sociais e serviços de saúde.
No encontro, o líder cigano Duarte Cavalcante fez um alerta. “O valor dos ciganos está em extinção, vivemos esquecidos pela sociedade”, disse – enfatizando uma perspectiva que passa longe do imaginário popular sobre a alegria em torno da vida do povo cigano.
Dia Nacional dos Povos Ciganos – O dia foi escolhido para reconhecer a importância dos ciganos na formação cultural dos brasileiros. O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Povos Ciganos –
Os ciganos são um das 15 populações específicas e povos tradicionais identificados de forma diferenciada no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadastro Único).