Notícias
SDH/PR recebe Repórteres Sem Fronteiras
O ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, recebeu nesta quinta-feira (10) o secretário-geral da organização Repórteres Sem Fronteiras, Christophe Deloire, que está no Brasil para analisar a criação de uma sede regional da organização internacional na América do Sul.
No encontro, do qual também participaram as coordenadoras-gerais do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), Tássia Rabelo, e da Ouvidoria, Irina Bacci, foram abordadas as ações do governo brasileiro na proteção dos direitos humanos de comunicadores e a democratização da comunicação.
O ouvidor Bruno Teixeira destacou ainda a utilização do Disque Direitos Humanos (100) como uma ferramenta na defesa dos direitos dos comunicadores brasileiros. “Ao receber e encaminhar denúncias, o serviço nos dá uma oportunidade de acompanhar diferentes violências contra diferentes públicos, inclusive comunicadores”, explicou.
O ouvidor e as coordenadoras-gerais também apresentaram a Deloire a experiência do Grupo de Trabalho “Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil”. Criado em outubro de 2012 no âmbito do CDDPH, o Grupo de Trabalho elaborou um relatório final de 52 páginas com numerosas propostas para promover os direitos de comunicadores no Brasil – entre elas a criação de um Observatório Nacional da Violência contra Comunicadores.
Repórteres sem Fronteiras
Com sede em Paris, a Repórteres sem Fronteiras foi criada em 1985 e tem como principal objetivo a defesa da liberdade de imprensa no mundo. Entre as atribuições da organização estão a busca pela segurança dos jornalistas, a luta contra a censura e a denúncia de casos de maus-tratos e tortura cometidos contra comunicadores.