Notícias
SDH/PR abre cursos de capacitação em políticas para pessoas com deficiência em PE
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, que representou a SDH/PR no evento, destacou a série de capacitações realizadas em cidades brasileiras para qualificar o controle social no Brasil, frisando a importância de novas iniciativas do tipo.
"Como o país colocou as políticas voltadas para as pessoas com deficiência como prioridade, tivemos conquistas importantes”, disse o secretário. “Mas só é possível avançar de forma significativa com a participação da população. Por isso, investir na qualificação de conselheiros e gestores é essencial."
O curso com duração de 64 horas é dividido em três módulos. Com aulas terças e quintas-feiras, ele é resultado de um convênio com a Universidade Guararapes. A turma conta com 46 inscritos, entre conselheiros e gestores de várias secretarias do município.
Para a secretária de Políticas Sociais Integradas de Jaboatão dos Guararapes, Carla Menezes, tão importante quanto o investimento em infraestrutura é aquele no conhecimento de quem colabora com o poder público. "É um momento extremamente importante”, celebrou a secretária. “Não há como ter uma sociedade melhor sem a construção do respeito pela garantia de direitos e a valorização da cidadania. Tão importante quanto a execução de obras é quando a prefeitura investe em informação para aprimorar a democracia do nosso país".
A secretária apontou que o conhecimento amplo é indispensável no debate de políticas públicas. "Ser um ativista não garante um conhecimento mais profundo", disse Carla. “Como qualquer cidadão pode atuar no controle social é preciso valorizar o conhecimento.”
Também participaram do evento a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PE), Mozana Cavalcante, e a presidenta do conselho do município, Elza Mota.
Igarassu - Pela manhã, o secretário Antonio José Ferreira participou da abertura do curso de capacitação de servidores da Prefeitura de Igarassu, também em Pernambuco. O evento reuniu representantes de oito secretarias municipais e foi organizado pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania que possui uma Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, voltada exclusivamente para políticas para segmento.
Igarassu tem cerca de 10 mil pessoas com deficiência entre 102 mil habitantes.
Assessoria de Comunicação Social