Notícias
Ministra participa da adesão de Porto Alegre à Política de População em Situação de Rua, nesta terça (29)
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa nesta terça-feira (28) do ato de assinatura do Termo de Adesão do município de Porto Alegre/RS à Política Nacional para População em Situação de Rua. Também participam do evento, marcado para as 10h, o prefeito da capital gaúcha, José Alberto Fortunati, e o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Marcelo Soares.
Com a adesão, o munícipio receberá recursos de diversas Pastas do Executivo para o fortalecimento de ações de proteção aos direitos dessa população, como acesso aos serviços públicos de áreas como saúde, assistência social, trabalho, segurança Pública, entre outros. A adesão à Política Nacional vai permitir a formalização do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Porto Alegre. O Comitê deverá ser integrado por representantes das secretarias da Saúde, Trabalho e Emprego, Segurança, Direitos Humanos, Educação, Cultura, Esporte, Assistência Social e Defensoria Pública, além de nove representantes da sociedade civil.
A Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e realizada entre 2007 e 2008, mostrou um universo de cerca de 50 mil pessoas vivendo em situação de rua nas 75 maiores cidades brasileiras. A pesquisa apontou que esta população é predominantemente masculina (82%), sendo que mais da metade possui entre 25 e 44 anos (53%) e 67% são negros.
Adesão do município de Porto Alegre à Política Nacional para População em Situação de Rua.
Data: 29 de julho de 2014
Horário: 10hs
Local: Gabinete do Prefeito de Porto Alegre - Praça Montevideo, 10, Centro Histórico - Porto Alegre - RS