Notícias
Central de Interpretação de LIBRAS promove cidadania às pessoas surdas em Teresina/PI
Inaugurada em 23 de junho, a Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) de Teresina/PI já conta com uma grande procura. Em pouco mais de um mês de funcionamento, já foram 140 atendimentos realizados. Na última sexta-feira (25), a CELITHE, como foi batizada em Teresina, recebeu a visita do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
“É importante estarmos in loco para constatar que este equipamento público, implantado a partir de uma política executada com o orçamento da SDH/PR em convênio com estados e municípios, está funcionando e mudando a vida das pessoas surdas”, disse o secretário. “Imagine você ir a um posto de saúde e não conseguir explicar para o médico o seu problema, ou ir até um órgão público e não conseguir comunicar ao atendente que você quer a segunda via de um documento específico. Só quem tem a dificuldade sabe o valor deste apoio”, explica o secretário.
Das 37 Centrais que a SDH/PR está implantando no Brasil, a CELITHE de Teresina é a terceira do Estado do Piauí, que possui unidades também em Picos e Parnaíba. Cada unidade recebe do governo federal três terminais com acesso à internet e webcam e um carro, que leva a pessoa surda solicitante aos locais de atendimento com um dos cinco intérpretes disponíveis e um motorista. Em Teresina, o agendamento pode ser feito em até dois dias de antecedência.
A gerente administrativa, Elizabete Marques, justificou a grande procura logo que o serviço foi inaugurado. "Os atendimentos aconteceram naturalmente por sermos a primeira central do Estado instalada em uma entidade que atende a comunidade surda". Afirmou. A sede da CELITHE funciona em uma sala do prédio histórico onde está a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos - Apada, na rua Jônatas Batista, no. 1159, Centro/Norte.
Elizabete explicou ainda que como a Apada possui convênio com o SUS, os agendamentos para atendimentos médicos podem ser feitos diretamente da associação, evitando que os usuários entrem em filas de marcação nos postos de saúde e hospitais públicos.
SERVIÇO
Local: Central de Interpretação de LIBRAS de Teresina - CELITHE
Endereço: Rua Jônatas Batista, 1159 Centro/Norte. Próximo ao ginásio Verdão
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 18h
Contatos / agendamentos: 86 3239 3305 (Telefone) / 86 8884 9673 (Whatsapp) / acadacelithe@gmail.com (Facebook) / apadacelithepi (Instagram)