Notícias
Município paulistano realiza Encontro sobre empregabilidade de pessoas com deficiência
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) participou nessa terça-feira (8) do 1º Encontro Sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) em Botucatu/SP, com a participação de representantes do Poder Público Municipal, entidades ligadas à área da pessoa com deficiência e iniciativa privada.
Seguindo a linha principal do debate para promover a aproximação das pessoas com deficiência das vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho, a consultora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Leda Rodrigues, da SDH/PR, apresentou as ações do programa no âmbito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Ela destacou o leque de cursos ofertados para a capacitação profissional gratuita pelo programa do Governo Federal e as estratégias que estão sendo implementadas para ampliar as matrículas das pessoas com deficiência.
A representante da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Marinalva Cruz, destacou que até 2012, Botucatu contabilizava cerca de 39,2 mil pessoas trabalhando com carteira assinada, destes, somente 424 pessoas eram de pessoas com deficiência.
O evento contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; do assessor em Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu, Paulo Malagutte e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Alexander Daush.
Em Botucatu, o programa oferece cursos de qualificação profissional gratuitos executados em parceria com o Senac e o Senai, destinados prioritariamente às pessoas inseridas em grupos de vulnerabilidade social ou exclusão social. As inscrições serão efetuadas no Central de Cadastro Único de Botucatu, localizada na Rua Cardoso de Almeida, 919 – Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3814-0896 ou pelo site www.pronatec.mec.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social