Notícias
Seminário apresenta o desafio da acessibilidade urbana para servidores federais
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), esteve na manhã desta quinta-feira (08) na abertura do Seminário de Sensibilização sobre Acessibilidade para Servidores do Governo Federal, em Brasília. O evento, que segue até sexta-feira (09), foi realizado no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, na sede do Ministério das Cidades, e contou com apoio da SDH/PR e da Caixa Econômica Federal.
O objetivo do seminário é compartilhar conhecimentos relacionados à acessibilidade, com vistas à melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras diante dos desafios das questões urbanísticas, arquitetônicas, comunicacional e na formulação de políticas públicas.
Na abertura, o secretário Antonio José destacou o avanço das políticas públicas no Brasil e os esforços realizados para aprofundar os direitos das pessoas com deficiência na legislação do país. “Quando se falava em acessibilidade no Brasil, as pessoas pensavam em uma rampa, hoje é um tema transversal que envolve um público diverso com necessidades além da acessibilidade arquitetônica. Temos intensificado nossa relação com prefeitos já que tudo acontece nas cidades, e temos conversado para consolidar o entendimento de que o que é acessível é confortável para todos”, comentou.
O secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, lembrou que o Ministério das Cidades recebeu há pouco mais de um ano a atribuição da acessibilidade. “As demandas são muitas e históricas nos nossos municípios. Começando a resolver a acessibilidade em algumas cidades, outras cidades e bairros vão provocar os gestores para que também sejam atendidas com estes investimentos”, afirmou.
Participaram da mesa de abertura o subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Luis Tauffer Padilha; o superintendente nacional da Rede Comercial e Técnica de Governo da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo; o diretor de Operações da Infraero, João Jordão; a coordenadora de Planejamento e Gestão da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Cristiane Battiston; o vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações do Banco do Brasil, Paulo Roberto Lopes, e o diretor do Departamento de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Yuri Della Giustina.
Assessoria de Comunicação Social