Notícias
SDH sedia preparatória para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil
Teve inicio na última quinta-feira (08), Em Brasília, um dos encontros preparatórios para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O objetivo das conferencia global é discutir os avanços no combate à exploração de mão-de-obra de crianças e adolescentes e os desafios para a eliminação das piores formas de trabalho infantil.
No evento, que ocorre no Centro de Convenções, haverá discussões sobre a responsabilidade compartilhada das grandes cadeias produtivas sobre o emprego de crianças em segmentos de sua produção e sobre o modo como o trabalho infantil é entendido por povos e comunidades tradicionais, entre outros temas.
A presidente do conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente- CONANDA, Maria Izabel da silva, participa nesta sexta- feira (09) do Encontro Nacional Preparatório da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O tema principal do evento é “os Desafios da Realidade sobre o Trabalho Infantil no Contexto Global”.
A III Conferencia Global, que ocorrerá de 08 a 10 de outubro, tem como base os quatro principais eixos do Roteiro para Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil até 2016. A proposta é buscar formas inovadoras para combater as violações de direitos de crianças e adolescentes, a recorrência de situações de trabalho infantil em empreendimentos familiares rurais e urbanos e o trabalho infantil doméstico.
Esta é a primeira vez que um país de fora da Europa recebe a conferência. O Brasil foi indicado para sediar o evento por ser referência no combate ao trabalho infantil. Com as ações das politicas públicas e o apoio da sociedade civil, o número de crianças e adolescentes entre 5 anos e 17 anos em situação de trabalho infantil no país foi reduzido em 57% entre 1992 e 2011.
Assessoria de Comunicação Social