Notícias
Municípios paulistas aderem ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Trinta e cinco municípios do estado de São Paulo aderiram na tarde dessa quarta-feira (28), ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. O ato reuniu prefeitos e representantes das cidades na Universidade Mackenzie e contou com a presença do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Também esteve presente a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.
"Na articulação do Viver sem Limite é fundamental o diálogo com os municípios. No Estado de São Paulo nós já tivemos a adesão da capital e nesse momento estamos viabilizando este diálogo com diversas cidades no sentido de viabilizarmos recursos e ações", explicou Antonio José, que considerou positivo o movimento inicial de adesão dos municípios paulistas.
Segundo dados do IBGE 2010, o Estado de São Paulo possui 9,3 milhões de pessoas que declararam possuir algum grau de deficiência, o que representa 22,6% da população.
O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD-SDH/PR), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.
O Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite é um conjunto de políticas públicas, que prevê investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões até 2014, em áreas como saúde, educação, acessibilidade e geração de renda para pessoas com deficiência.
Assessoria de Comunicação Social