Notícias
Ministra participa de inauguração de reformas de unidade socioeducativa no RS
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou da cerimônia de inauguração das reformas do Centro de Internação Provisória Carlos Santos, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase). O evento aconteceu nesta segunda-feira (19), em Porto Alegre (RS).
No seu discurso, a ministra reforçou o papel do Plano Decenal Socioeducativo e a importância de agir em conjunto. "Temos que atuar como um sistema, o que significa que temos que agir todos juntos", afirmou. Rosário ainda destacou que é fundamental o combate às drogas, visto que 85% dos jovens que cumprem medidas socioeducativas já consumiram entorpecentes. A ministra ainda expressou o seu repúdio “veemente" a qualquer tipo de tortura nesses ambientes e lembrou a recente aprovação do Sistema Nacional de Combate à Tortura.
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, garantiu que há um compromisso com um plano para reestruturar todo o sistema socioeducativo gaúcho. "Isso é apenas um sinal do que podemos fazer”, disse na inauguração.
Formatura – Durante o evento foi realizada a cerimônia de formatura de 50 jovens internos em cursos profissionalizantes, através de parcerias, que estão possibilitando, inclusive, a contratação dos adolescentes por empresas.
Saiba mais - Com capacidade para 90 internos, a Carlos Santos é a unidade da Fase que recebe os adolescentes que aguardam decisão do Poder Judiciário sobre o cumprimento de medida socioeducativa. Abrigada em um prédio construído em 1986, a unidade, que nunca havia passado por uma reforma nas alas onde ficam os adolescentes, sofria com infiltrações, banheiros quebrados e dormitórios impróprios.
Assessoria de Comunicação Social com informações da SJDH/RS