Notícias
Militante político Arnaldo Cardoso Rocha será exumado na próxima 2ª feira (12)
O corpo de Arnaldo Cardoso Rocha, militante da Coordenação da Aliança Libertadora Nacional - ALN, organização que lutou contra a ditadura civil-militar, será exumado na próxima segunda-feira (12), no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte (MG).
O procedimento, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, será realizado pela Polícia Federal e pelo Instituto de Medicina Legal de Ribeirão Preto (SP). A atividade também será acompanhada por peritos destacados pela família, pelo Ministério Público Federal e por representante da Comissão Nacional da Verdade.
Decorridos 40 anos, até hoje as reais circunstâncias da morte de Arnaldo não foram esclarecidas. Segundo a versão oficial, Arnaldo teria sido assassinado em São Paulo, no dia 15 de março de 1973, em uma emboscada montada pelo DOI-CODI-II Exército, departamento responsável pela prática da tortura e de desaparecimentos forçados no período.
Histórico - Arnaldo completaria 24 anos no dia 28 de março. Poucos dias antes do fato, a sua companheira, Iara Xavier Pereira, tinha confirmado a gravidez do filho que Arnaldo morreu sem conhecer.
Pedido da família - A exumação foi solicitada por Annete Cardoso Rocha, mãe de Arnaldo, à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. O procedimento, na próxima segunda-feira (12), será acompanhado por Iara Xavier Pereira e por familiares de Arnaldo.
Exumação do militante político Arnaldo Cardoso Rocha
Data: Segunda-feira, dia 12 de agosto
Horário: 8 horas
Local: Cemitério Parque da Colina - Belo Horizonte (MG)