Notícias
Direito à memória e à verdade: Ministra abre exposição Ausências Brasil
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa nesta quinta-feira (29), em Brasília, da abertura da exposição “Ausências Brasil”. A abertura da mostra fotográfica, que retrata a ausência deixada por vitimas da ditadura militar de 12 famílias brasileiras, que integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH, será às 19 horas, no Museu Nacional de Brasília.
O trabalho foi idealizado pela organização não governamental (ONG) Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice) com base em um trabalho feito pelo fotógrafo argentino, Gustavo Germano, com famílias argentinas.
As famílias brasileiras foram escolhidas após pesquisa no livro Direito à Memória e à Verdade, editado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH), que também financiou o projeto fotográfico, via edital.
O projeto percorreu as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste para reunir as fotografias das 12 famílias que estão representadas na exposição. A mostra também já foi exibida em São Paulo. Na exposição Ausências Brasil, Germano tem como ponto de partida as fotos de vítimas do regime juntamente com seus parentes. As cenas são, então, refeitas no presente, deixando óbvia a perda da família.
Assessoria de comunicação social