Notícias
Capital pernambucana adere ao Plano Viver sem Limite
A cidade do Recife aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (22), no auditório Capiba, na sede da prefeitura. O ato teve a presença do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Antonio José Ferreira, do prefeito Geraldo Júlio, do vice-prefeito, Luciano Siqueira, e da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.
"No momento em que a prefeitura do Recife adere ao Plano Nacional Viver sem Limite, temos uma demonstração pública de que suas políticas estão em sintonia com as políticas do governo federal para as pessoas com deficiência", afirmou o secretário Antonio José, além de reforçar a organização das futuras ações do Viver sem Limite no município.
Diversas ações já chegaram à capital pernambucana pelo pacto federativo. Para a educação, já foram destinados recursos para aquisição de 90 ônibus escolares acessíveis. O estado também recebeu recursos para adaptações arquitetônicas de acessibilidade em 161 escolas e 90 salas de recurso multifuncionnais
A adesão integra as políticas locais à Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e formaliza a prefeitura como parceira na articulação dos programas e ações. "Nossa meta é que as pessoas com deficiência possam ter melhor qualidade de vida na cidade do Recife, com acesso à educação, saúde, acessibilidade e acima de tudo, inclusão social", afirmou Antonio. O secretario disse ainda que a parceria entre governo e prefeituras é fundamental para o monitoramento das ações e para a elaboração das ações futuras dentro do Viver sem Limite.
Educação Inclusiva - Ainda na capital pernambucana, o secretário participou do seminário "Políticas Públicas Inclusivas, conquistas para uma educação de qualidade". O evento faz parte das ações realizadas em vários estados do País pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, no Recife.
Assessoria de Comunicação Social