Notícias
Assinado acordo de cooperação para a realização da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e a Cultura – OEI, e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) assinaram nesta segunda-feira (19), em Brasília, acordo de cooperação para a realização da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos para a América do Sul. A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura.
A Mostra, que ocorrerá entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro de 2013, será exibida nas 26 capitais e no Distrito Federal. Este ano, a Mostra terá como temas centrais: Memória e verdade; Direitos humanos, segurança pública e não-violência; e Prevenção e combate à tortura. Assinaram o Termo de Cooperação a Secretária Executiva da SDH/PR, Patrícia Barcelos, a Diretora-Presidente da FEC, Miriam Assunção de Souza Lepsch, e a Diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira. O contrato de cooperação ainda será assinado pela reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mostra - A última edição da Mostra, que contou com a exibição de 37 filmes, entre curtas, médias e longas metragens, teve como grande homenageado o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo. A exibição dos filmes ocorreu entre os meses de novembro de dezembro de 2012.
A mostra é voltada a obras realizadas em países da América do Sul, finalizadas a partir de 2011, e que tenham caráter relativo aos Direitos Humanos. A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que, desde 2008, também são selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.
Desde 2011, a Mostra, que é apresentada em diversas capitais e no Distrito Federal, promoveu homenagens ao projeto Brasileiro Vídeo nas Aldeias e como a produtora Argentina Cine Ojo e o ator Ricardo Darín que, com suas recentes retrospectivas históricas, tiveram por tema "infância e juventude", "iguais na diferença" e "direito à memória e à verdade".
Assessoria de Comunicação Social