Notícias
39 municípios de Alagoas assinam adesão ao Viver sem Limite
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, assinaram nesta segunda-feira (26), em Maceió (AL), a adesão do estado ao Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
"A condição humana é o que há de mais maravilhoso em qualquer comunidade, povo ou nação. E para sermos um Brasil democrático, temos que superar as barreiras que impedem o pleno acesso das pessoas aos seus direitos", disse a ministra. O termo de adesão foi assinado por 38 prefeituras, além da capital Maceió.
Durante a cerimônia o governador anunciou a instalação de um comitê para acompanhar a implementação do Viver sem Limite no estado. Também foram entregues cadeiras acessíveis a crianças com deficiência.
Presente na solenidade de assinatura, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, fez um balanço dos investimentos do Governo Federal em Alagoas. Hoje já estão licitados 69 ônibus adaptados para transportar as crianças com deficiência de casa para a escola. Assim como há recursos alocados para instalação de 658 salas de recursos multifuncionais e 584 escolas procederem com adaptações arquitetônicas necessárias. A plano prevê o atendimento de um total de 13.500 escolas em todo o país.
Também participaram da cerimônia os deputados federais Rosinha da Adefal e Paulão, além de secretários de Estado e prefeitos da região.
Viver sem Limite - O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne ações de 15 ministérios, coordenados pela SDH/PR, e está dividido em 4 eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. São previstos investimentos de 7,6 bilhões até 2014.
Assessoria de Comunicação Social