Tendo como objetivo oferecer informação confiável ao cidadão, à comunidade científica, aos diversos órgãos e entidades nacionais com atribuição e competência para atuação preventiva e repressiva para a proteção dos direitos humanos, bem como visando atender à necessidade interna das secretarias temáticas que compõe o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) construiu uma taxonomia própria, cujos critérios de seleção foram elegidos a partir de uma metodologia cuidadosamente desenhada para atender às necessidades dos agentes envolvidos e, ao mesmo tempo, zelar pela proteção dos usuários dos serviços públicos prestados por este órgão do governo federal.
Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH)
A Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) é responsável pelo recepcionamento, tratamento, encaminhamento e monitoramento das denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos e da família, bem como coordenação de ações que visam à orientação e à adoção de providências para o adequado tratamento dos casos violação dos direitos humanos. As avaliações de qualidade dos atendimentos visam a verificação da correspondência entre o conteúdo relatado pelo denunciante e o conteúdo registrado, bem como o aprofundamento dos atendentes na busca de informações de identificação dos envolvidos e locais onde ocorreram as violações. A partir desse instrumento de análise é possível aprimorar a comunicação da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos com a Central de Atendimento, subsidiar tecnicamente as equipes de atendimento e garantir que os registros de denúncias são realizados com base em indicadores de qualidade, os quais serão apresentados posteriormente.