Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra Macaé Evaristo percorre instituições históricas do Bom Retiro (SP) em agenda sobre memória e diversidade
Na segunda-feira (26), a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, cumpre uma agenda institucional em São Paulo, no bairro do Bom Retiro. A visita procura evidenciar aspectos historicamente relevantes da diversidade da comunidade judaica, em suas dimensões religiosa, política e nas diferentes formas de atuação, e suas iniciativas voltadas à promoção e à defesa dos direitos humanos.
A agenda consiste em um percurso por quatro instituições sediadas no Bom Retiro, bairro marcado por sua importância histórica, cultural e social. Ao longo da tarde, a ministra visitará organizações da comunidade judaica paulistana que desenvolvem ações nas áreas de assistência social, cultura, memória, educação em direitos humanos e enfrentamento às intolerâncias.
A primeira visita será ao Ten Yad, instituição beneficente judaica fundada em 1992 e inspirada nos ensinamentos de solidariedade do Rebe de Lubavitch. No local, a ministra será recebida pela equipe da instituição, em um momento dedicado à apresentação do trabalho realizado, bem como ao diálogo sobre metas, indicadores e desafios do projeto.
Na sequência, a ministra cumpre agenda na União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), organização social com 110 anos de atuação, dedicada à promoção da dignidade humana, ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e à inclusão social. No local, a ministra assistirá a uma apresentação especial realizada pelas pessoas idosas atendidas pela Unibes, valorizando o protagonismo da pessoa idosa, a convivência intergeracional e o direito ao envelhecimento com dignidade. Após a apresentação, haverá um momento de diálogo sobre os desafios e as políticas voltadas à população idosa, aos direitos humanos e ao papel das organizações da sociedade civil na promoção da inclusão e da cidadania.
Em seguida, a ministra visitará o Memorial do Holocausto de São Paulo, instituição dedicada à preservação da memória e à promoção dos direitos humanos por meio da educação e da sensibilização. A visita institucional contará com a presença de um sobrevivente do Holocausto e incluirá uma visita guiada pelo espaço, proporcionando um momento de diálogo sobre memória, educação em direitos humanos e enfrentamento às intolerâncias.
Na sequência da programação, será realizada uma caminhada histórica pelo bairro do Bom Retiro, com percurso pela antiga zona do baixo meretrício da região. Paula Ester Janovitch, antropóloga e doutora em história, será a condutora da visita.
Por mim, será realizado um encontro na Casa do Povo. Fundada em 1946 por judeus e judias da Europa do Leste, a entidade surgiu visando manter viva a luta contra o fascismo por meio da cultura. No local, haverá um encontro da ministra com movimentos sociais, com foco na questão judaica e em suas alianças com outras lutas de grupos minorizados e racializados, em diálogo com os desafios da região central de São Paulo.
Serviço
Dia: segunda-feira, 26 de janeiro
Local: Bairro do Bom Retiro – São Paulo (SP)
Horário: das 14h às 20h
14h – Ten Yad
15h20 – Unibes
16h40 – Memorial do Holocausto
17h30 – Caminhada histórica pelo Bom Retiro
18h30 – Casa do Povo
Leia mais:
MDHC reforça diálogo com Governo do Maranhão sobre política de reparação da hanseníase
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.