Notícias
AQUI É BRASIL
Governo do Brasil realiza nova operação de recepção humanitária com 97 brasileiros repatriados dos Estados Unidos
(Foto: João Macedo/MDHC)
Uma nova operação interministerial de recepção humanitária trouxe de volta ao país, na noite dessa quarta-feira (24), um grupo de 97 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. A ação cumpre determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e segue as diretrizes do programa “Aqui é Brasil”, lançado em agosto pelo governo federal para promover o acolhimento humanizado de brasileiros deportados ou repatriados do exterior.
O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 22h. Na chegada, os brasileiros receberam atendimento humanizado, incluindo alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, além de acolhimento e encaminhamento para deslocamento até suas cidades de origem por via terrestre.
Segundo Socorro Tabosa, oficial nacional de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e porta-voz desta operação, a frequência semanal dos voos tem sido um diferencial para garantir um acolhimento digno.
“Para a gente, até é importante que seja assim, porque as pessoas são mais bem recebidas, com menos passageiros por voo. Isso torna a viagem um pouco mais confortável e permite um atendimento mais qualificado e personalizado aqui no Brasil”, destacou.
De acordo com Tabosa, o próprio nome do programa nasceu da experiência direta dos repatriados. “Quando chegam e encontram uma recepção calorosa, com refeições, kits de higiene, hospedagem e encaminhamentos, muitos se emocionam e dizem: ‘Aqui é Brasil, aqui é o meu país’. Foi dessa reação espontânea que surgiu o nome do programa”, contou.
A porta-voz destacou, ainda, a importância da articulação entre diferentes órgãos para viabilizar os retornos. “É um atendimento humanitário, que alia a proteção da Agência da ONU para as Migrações às políticas de saúde, assistência social e direitos humanos do governo federal. Toda quarta-feira, equipes dos ministérios, do governo de Minas Gerais e de organizações parceiras estão mobilizadas para garantir dignidade e acolhimento”, explicou.
Perfil dos repatriados
Dos 97 brasileiros que retornaram ao país, 82 eram homens (84%) e 15 mulheres (15%). A maioria era formada por homens desacompanhados (76 pessoas), além de 10 integrantes de família (10%), oito mulheres desacompanhadas (8%), uma mulher em caso médico (1%) e três pessoas procuradas pela Justiça (3%).
Em relação à faixa etária, o grupo foi composto majoritariamente por adultos jovens: 28 pessoas tinham entre 18 e 29 anos (29%), 27 entre 30 e 39 anos (28%) e 28 entre 40 e 49 anos (29%). Também havia nove pessoas entre 50 e 59 anos (9%), além de seis crianças e adolescentes (6%) distribuídos entre 0 e 14 anos.
Programa “Aqui é Brasil"
O “Aqui é Brasil” é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O programa representa uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada, reforçando o compromisso do Estado brasileiro com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas.
Desde fevereiro de 2025, o governo federal já organizou 23 operações, resultando no retorno seguro de mais de 1,9 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, em sua maioria vindos dos Estados Unidos. Os voos ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27); e setembro (3, 10, 17 e 24).
Leia também:
MDHC e Enap lançam curso gratuito sobre combate ao discurso de ódio
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.