Notícias
FORMAÇÃO
MDHC e Enap lançam curso gratuito sobre combate ao discurso de ódio
(Foto: Reprodução/Freepik)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio do Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (PNEC) que oferece mais de 27 cursos na plataforma, lançou nesta segunda-feira (22) o curso “Prevenção e Enfrentamento ao Discurso de Ódio e ao Extremismo”, disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG).
A iniciativa foi apresentada em um webinário, conduzido pela coordenadora-geral de Cultura em Direitos Humanos e Mídias Digitais do MDHC, Miriam Gomes, que destacou a relevância da formação como uma ferramenta para o fortalecimento da democracia.
“Nosso objetivo é oferecer conhecimento acessível e de qualidade para que cada pessoa possa compreender como o discurso de ódio e o extremismo se manifestam e, principalmente, como podem ser enfrentados a partir da perspectiva dos direitos humanos”, afirmou.
O evento, que reuniu especialistas e representantes de instituições da área, também discutiu os impactos sociais e políticos de declarações violentas.
"Vivemos um momento em que a propagação de conteúdos extremistas nas redes sociais tem efeitos diretos na vida das pessoas. Essa formação é um passo fundamental para dotar a população de ferramentas críticas e reativas diante desse cenário”, destacou a coordenadora-geral do MDHC.
Curso
O curso é estruturado em seis módulos que abordam desde a compreensão inicial sobre discurso de ódio e extremismo até ações governamentais para enfrentar essas práticas. Os participantes terão acesso a conteúdo sobre aspectos históricos, conceituais e normativos, a relação entre democracia e direitos humanos, e formas de identificar manifestações de ódio e extremismo. Um módulo específico é dedicado ao ambiente digital, discutindo a intensificação dessas manifestações nas redes sociais, a legislação brasileira e as iniciativas do Estado no combate a essas violações.
O curso é oferecido na modalidade de Ensino à Distância (EaD), sem limite de vagas e com acesso flexível, permitindo que cada participante organize seu ritmo de estudos. Para receber o certificado emitido pela Enap, é necessário concluir as aulas, que somam 30 horas de conteúdo, realizar as atividades propostas e alcançar a pontuação mínima exigida nas avaliações.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.