Notícias
NA FREQUÊNCIA DOS NOSSOS DIREITOS
Boletim de rádio do MDHC fala sobre pacote de ações sociais entregues na Ilha de Marajó
(Foto: Raul Lansky/MDHC)
Nesta quinta-feira (25), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Rádio GOV, lançou a décima segunda edição do boletim de rádio “Na Frequência dos Nossos Direitos”. O programa, transmitido regularmente entre 16h e 17h dentro do “Assunto Federal”, apresenta informações sobre ações e políticas públicas da pasta.
Com as presenças da ministra Macaé Evaristo e da secretária nacional do MDHC, Élida Lauris, a edição desta semana noticiou a intensa agenda de ações e inaugurações dos dias 23 e 24 de setembro na Ilha de Marajó, no Pará. O foco da programação foi a ampliação da cidadania e dos direitos no arquipélago, combinando esforços de registro civil, proteção social e melhorias estruturais essenciais para os povos e comunidades da ilha.
Escute aqui: Cidadania Marajó: MDHC entrega unidade de registro e anuncia pacote de ações sociais
Durante as agendas, houve a inauguração da Unidade Interligada no Hospital Menino Deus, em Soure, e a assinatura de dois protocolos de intenção que visam melhorias estruturais no Marajó. O primeiro prevê a instalação de duas unidades do sistema Salta-Z para garantir água potável às comunidades locais. Já o segundo trata da entrega de embarcações a cinco municípios, ampliando a mobilidade e o atendimento às populações ribeirinhas.
Para reforçar a proteção dos povos tradicionais, a visita ainda marcou o lançamento do programa de etnodiversidade do Centro de Referência em Direitos Humanos do Marajó e a assinatura de um acordo com o Ministério Público Federal para utilização da Plataforma Digital de Territórios Tradicionais.
Todas essas ações integram o Programa Cidadania Marajó, criado em 2023, que visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, garante inclusão social, proteção das comunidades locais, melhorias na qualidade de vida e amplia o acesso a políticas públicas nos 17 municípios do arquipélago.
O boletim foi transmitido pela Rádio GOV e está disponível para retransmissão em mais de 1.600 emissoras de todo o país. As edições anteriores podem ser acessadas no site da Rádio GOV e no portal do MDHC.
Com a iniciativa, o Ministério reafirma o compromisso em garantir comunicação acessível e ampliar o alcance das informações sobre direitos humanos e cidadania para todos e todas que vivem no Brasil.
Leia também:
Ministra Macaé Evaristo entrega Unidade Interligada para registro de recém-nascidos no Pará
Texto: S.F.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.