Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministérios dos Direitos Humanos e das Comunicações firmam parceria para ampliar inclusão digital em comunidades vulneráveis
(Foto: Gabriela Matos/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério das Comunicações (MCom) firmaram, nesta terça-feira (7), em Belo Horizonte (MG), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a inclusão digital de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Durante o evento, o ministro Frederico realizou a entrega simbólica de 200 computadores à ministra Macaé Evaristo. Os equipamentos serão destinados à criação de 12 laboratórios de informática em Minas Gerais, beneficiando diretamente crianças, jovens e adultos com acesso a cursos de capacitação, ferramentas digitais e oportunidades de aprendizado.
Parceria pela cidadania digital
A ministra Macaé Evaristo destacou a importância da parceria interministerial e da inclusão digital como caminho para o exercício pleno da cidadania. “O meio dessa parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério das Comunicações dá mais um passo importante para a inclusão digital no nosso país”, afirmou.A titular do MDHC ainda destacou a importância ambiental do programa Computadores para Inclusão, que recondiciona equipamentos eletrônicos e evita o descarte irregular de lixo eletrônico. “Os centros de recondicionamento, como o de Belo Horizonte, realizam o reaproveitamento de equipamentos e o descarte correto de resíduos eletrônicos. Estamos falando também de uma pauta essencial para o meio ambiente e para o clima, especialmente quando nos organizamos rumo à COP30”, destacou.
Macaé reforçou o caráter transformador do acesso à tecnologia nas comunidades mais vulneráveis e a necessidade de políticas públicas integradas. “A assinatura desse acordo representa um avanço e uma ampliação das ações do governo federal e reforça a forma como a gente acredita e faz política pública — com diálogo, com ações intersetoriais e que unam esforços para a transformação social”, disse.
A ministra também ressaltou que o acesso a computadores e à internet abre portas para outros direitos fundamentais. “A inclusão digital é um primeiro passo num caminho que pode nos abrir para vários outros direitos. É cidadania sendo levada a todas as regiões do país”, completou.
Transformação social
O ministro Frederico de Siqueira Filho celebrou o trabalho conjunto entre os ministérios e ressaltou o impacto social da ação. “Para a gente, é um orgulho fazer parte de um evento como esse, sabendo o quanto essa parceria pode impactar a vida de milhares de brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade”, afirmou.Segundo o ministro, a prioridade do governo é garantir acesso à tecnologia, à capacitação e à conectividade em todo o país. “Hoje, fazemos uma entrega simbólica de 200 computadores, mas o alcance é nacional. O programa Computadores para Inclusão e o Carreta Digital estão levando oportunidades de aprendizado e conexão a comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais. A internet é uma necessidade básica de desenvolvimento e de inclusão social”, enfatizou.
Vozes das comunidades
Representando o Fórum de Entidades do Entorno da Mineração do Acaba Mundo (FEMAN), Rita Aragão celebrou o impacto do projeto nas comunidades locais. “É uma inovação para muitas crianças e jovens terem acesso a uma coisa que é tão importante hoje. Recebemos essa ação com muita gratidão e emoção”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Comunitário do Barreiro, Normando Damasceno, destacou a relevância do investimento. “Isso não é assistencialismo, é um direito. É um investimento, principalmente nas periferias e nas comunidades mais carentes”, disse.
“Nossa entidade, que reúne mais de 3 mil pessoas idosas, agora terá condições de ampliar o acesso à tecnologia e fortalecer o compromisso com a terceira idade”, finalizou.
Visita à Associação Querubins
Encerrando a agenda, os ministros visitaram a Associação Querubins, no centro de Belo Horizonte. A instituição sem fins lucrativos desenvolve atividades de arte, cultura e esporte voltadas à formação de crianças e jovens em situação de risco social. O local abriga um dos laboratórios de informática do programa de inclusão digital, reforçando o compromisso do governo federal em garantir oportunidades para todos.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

