Notícias
AQUI É BRASIL
Mais 71 brasileiros retornam ao país em operação de repatriação coordenada pelo MDHC
(Foto: João Macedo/MDHC)
Mais 71 brasileiros chegaram ao país na noite dessa quarta-feira (15), em mais uma operação de repatriação coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O voo procedente dos Estados Unidos pousou por volta das 22h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), e integra o programa Aqui é Brasil, lançado em agosto deste ano pelo Governo do Brasil para garantir acolhimento digno e humanizado a cidadãos repatriados ou deportados.
No aeroporto, uma estrutura especial, que contou com a presença permanente de equipes do MDHC, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos parceiros, foi montada para o atendimento imediato dos repatriados, que receberam alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde, apoio psicossocial e encaminhamento para deslocamento até suas cidades de origem por via terrestre.
Segundo o coordenador de projeto da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do MDHC, Carlos Ricardo, porta-voz desta operação, o desembarque ocorreu de forma tranquila. “Eles têm essa ansiedade de reencontrar os familiares, mas muitos estão no interior e não têm condições de deslocamento imediato. O transporte é fornecido a partir do dia seguinte, e é sempre um momento de grande emoção quando conseguem voltar para casa”, ressaltou.
Perfil
Entre os 71 repatriados, a maioria são homens desacompanhados — 60 pessoas, o que representa 84,5% do total. Também chegaram 7 mulheres desacompanhadas (10%), 2 integrantes de família (3%) e 2 pessoas procuradas pela Justiça (3%). Do total, 62 são homens e 9 mulheres.
A maioria tem entre 18 e 39 anos, faixa etária que concentra 47 pessoas. Também vieram 10 pessoas de 40 a 49 anos, 10 de 50 a 59 anos, 3 com mais de 60 anos e 1 criança de 0 a 4 anos.
Programa “Aqui é Brasil”
Coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o programa é realizado em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE); Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Saúde (MS); e Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O objetivo é oferecer assistência emergencial e acompanhamento contínuo, garantindo a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros repatriados.
Desde fevereiro de 2025, o programa já realizou 27 operações, sendo 25 deles com triagem dos repatriados, assegurando o retorno de mais de 2,1 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, majoritariamente vindos dos Estados Unidos. As ações ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27- dois voos); setembro (3, 10, 17 e 24); e outubro (1º, 8 e 15).
Leia também:
Secretária Janine Mello destaca recomendações internacionais em seminário sobre direitos humanos
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.