Notícias
ENCONTROS
Conferências estaduais mobilizam sociedade civil e governo em defesa dos direitos da pessoa idosa
(Foto: Reprodução/SNDPI)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), participou entre os dias 21 e 26 de setembro das Conferências Estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa em oito estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Tocantins.
Os encontros reuniram milhares de representantes da sociedade civil, gestores públicos e especialistas para debater propostas e eleger delegados que participarão da etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília, de 16 a 19 de dezembro de 2025. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, as conferências reforçaram a importância da participação social na formulação de políticas públicas que assegurem dignidade, proteção e protagonismo às pessoas idosas.
São Paulo
A 16ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP), foi realizada de 21 a 25 de setembro em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, reunindo mais de 400 participantes.
Áurea Barroso, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou a importância do espaço de participação social nas discussões durante a conferência. “A iniciativa mostra a força da sociedade civil organizada e a urgência de garantirmos que o envelhecimento seja uma pauta prioritária nas políticas públicas”, ressaltou.
Rio Grande do Norte
A etapa estadual foi realizada pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. No dia 22, cerca de 300 pessoas, incluindo representantes da sociedade civil, gestores públicos e especialistas, se reuniram em Natal para eleger os 12 delegados que representarão o estado na Conferência Nacional.
Kênio Lima, diretor de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC, apresentou a palestra magna sobre o tema central do encontro, destacando pontos importantes da agenda de direitos da pessoa idosa. “A conferência tem como principal papel concretizar a participação social a partir das propostas e deliberações geradas nos municípios”, explicou.
Alagoas
A 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro em Maceió. O evento reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos e especialistas para discutir propostas que garantam dignidade, respeito e qualidade de vida para as pessoas idosas.
O Secretário Nacional da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esteve presente e anunciou o Projeto "Viva Mais Cidadania Digital" para Alagoas. O projeto visa capacitar idosos a acessar a internet de forma segura e consciente, protegendo-os de golpes virtuais e exclusão tecnológica. “O projeto levará educação midiática para as pessoas idosas através de letramento digital”, disse.
Vozes plurais
A 6ª Conferência Estadual ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 23 e 24, reunindo cerca de 400 delegados e conselheiros. O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, discutiu estratégias para promover a equidade e participação ativa dos idosos na sociedade catarinense.
Simultaneamente, em Cuiabá, Mato Grosso, a conferência estadual foi realizada entre os dias 23 e 25, com mais de 220 participantes de 78 municípios. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso promoveu o evento, que teve como foco debates e palestras sobre políticas públicas efetivas e envelhecimento digno.
Já em Campo Grande, a etapa estadual foi realizada nos dias 25 e 26, na 5° Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul, promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-MS) e pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O secretário Alexandre da Silva participou do evento, que visou fortalecer os direitos e a qualidade de vida das pessoas idosas.
Entre as 10 pessoas eleitas para representar o estado de MS na 6ª CONADIPI estão duas mulheres trans idosas, uma representando o governo municipal do interior, e; a outra, entidade da sociedade civil em defesa dos direitos das pessoas trans idosas.
Envelhecimento e participação
Em Sergipe, a conferência reuniu cerca de 180 pessoas em Aracaju no dia 25. Kênio Lima, diretor do MDHC, destacou a importância de priorizar a pauta dos direitos da pessoa idosa no centro das políticas públicas. “Precisamos trazer a discussão sobre envelhecimento e interseccionalidade para a agenda nacional, entendendo que nem todas as pessoas envelhecem da mesma forma”, ressaltou.
Palmas, em Tocantins, sediou a Conferência Estadual no dia 26, organizada pelo Governo do Estado e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Após debates sobre enfrentamento à violência, políticas públicas e fortalecimento dos conselhos, foram eleitos 10 delegados, 6 da sociedade civil e 4 do poder público, para representar o estado na etapa nacional.
Nesta semana, ainda ocorrerão Conferências Estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa, as quais levantaram propostas prioritárias para o estabelecimento de políticas públicas para as pessoas com mais de 60 anos e para aquelas que ainda envelhecem de forma precarizada.
Leia também:
Edital seleciona entidades para composição do CIAMP-Rua 2025-2027
Texto: E.G.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.