Notícias
CULTURA E DH
Mostra Difusão leva cinema e debate sobre direitos humanos a mais de 24 mil pessoas em todo o Brasil
(Foto: Reprodução)
A Mostra Difusão, da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, encerrou suas exibições com resultados expressivos. Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Mostra Difusão teve como objetivo ampliar o alcance da iniciativa, levando filmes e debates sobre direitos humanos para diversas localidades do país.
De acordo com os dados consolidados a partir de 216 relatórios enviados por exibidores, a etapa mobilizou 216 pontos de exibição em 150 municípios, abrangendo 26 estados brasileiros. Ao todo, foram realizadas 779 sessões de cinema, que contaram com a participação de 24.235 pessoas.Engajamento do público
A Mostra também se destacou pela qualidade do engajamento com o público. Segundo o balanço, 90% das sessões contaram com debates após a exibição dos filmes, sendo que 46% dessas contaram com a presença de convidados, como especialistas, ativistas e representantes de movimentos sociais. Além disso, 30% das sessões foram acompanhadas de outras atividades culturais ou artísticas, promovendo um ambiente de reflexão, expressão e troca de saberes.
Entre os filmes que mais foram exibidos, estão:
- "Sem Asas", de Renata Martins – 162 exibições;
- "Sobre amizades e bicicletas", de Julia Vidal – 150 exibições;
- "Lapso", de Caroline Cavalcanti - 125 exibições;
- "Marina não vai à praia", de Cássio Pereira dos Santos – 121 exibições;
- "Mansos", de Juliana Segóvia – 99 exibições;
- "Fluxo", de Filipe Barbosa – 99 exibições.
Diversidade de territórios
Um dos destaques desta edição foi a ampla diversidade dos espaços participantes. Os filmes foram exibidos em cineclubes, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, museus, centros culturais, unidades dos CEUs da Cultura, escolas, instituições de ensino, unidades prisionais, unidades socioeducativas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), associações comunitárias, movimentos sociais, entre outros espaços de promoção da cidadania.Além disso, os 12 filmes que compuseram a programação contaram com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e tradução em Libras, reafirmando o compromisso com a inclusão cultural e o direito à participação de todas as pessoas.
Leia também:
MDHC detalha projeto de combate à violência letal infantojuvenil a integrantes da rede de proteção
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

