Notícias
PESSOAS LGBTQIA+
Ministra Macaé Evaristo participa da abertura da Conferência Temática População Negra LGBTQIA+
(Foto: Clarice Castro/MDHC)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou da mesa de abertura da Conferência Temática População Negra LGBTQIA+, ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF). O evento é parte do processo preparatório da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (V CONAPIR) e tem como objetivo fomentar o debate e a formulação de propostas voltadas às especificidades e às demandas da população negra LGBTQIA+.
Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o apoio de representantes da sociedade civil organizada, a conferência temática é uma das etapas fundamentais para garantir a escuta qualificada de segmentos historicamente marginalizados, que enfrentam múltiplas camadas de discriminação e violação de direitos.
“Esta conferência temática incide justamente sobre a perspectiva étnico-racial das pessoas LGBTQIA+. Temos a oportunidade de enegrecer as políticas públicas LGBTQIA+, pois a interseccionalidade traz, em si, a mensagem de que corpos negros estão proporcionalmente mais expostos a violências e a violações de direitos”, afirmou a ministra Macaé.
Ela ainda lembrou que, quando uma pessoa tem negado o acesso à cidadania, os fatores de risco para a eliminação dessa vida se intensificam. “Nós temos, além da morte física, muitas vezes, a morte simbólica que acaba por matar o nosso corpo físico também. E a gente está aqui para potencializar nossas lutas contra políticas de morte e invisibilidade, contra o neofascismo, contra a necropolítica, contra o desfinanciamento das políticas públicas e contra o incremento de aparatos legais transfóbicos”, destacou.Macaé também ressaltou a importância da memória e do registro da trajetória da população LGBTQIA+ negra no país. “Lutar pela memória é projetar um futuro mais justo e igualitário. Estamos fazendo isso por meio de um grupo de trabalho que une esforços para documentar a luta LGBTQIA+ ao longo das décadas e dos séculos”, completou.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reforçou o compromisso com os direitos e a dignidade das pessoas negras LGBTQIA+. “Essa pauta, aqui, também é inegociável. E toda e qualquer pauta que tenha a ver com dignidade, direito à vida, moradia também, para mim, é inegociável. Portanto, a gente tem que sair daqui unidos e unidas para cobrar o que, de fato, tem que ser cobrado”, ressaltou.
Construção coletiva
Organizadas pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), as plenárias temáticas representam os espaços responsáveis pela construção de propostas e pela eleição de delegadas e delegados para a etapa nacional da V CONAPIR, sob o tema central “Igualdade e Democracia – Reparação e Justiça Racial”.A vice-presidenta do CNPIR, Marina Duarte, destacou a importância da realização da plenária temática da população negra LGBTQIA+ em um país que lidera os índices de violência contra essa população. “Quando a gente tem pessoas LGBTs negras, a gente precisa fazer esse recorte. Eu acho que as violências são tão mais doloridas que a gente não poderia abrir essa plenária sem dizer que os corpos LGBTs e os corpos trans são sinônimos de resistência e força de vida”, evidenciou.
Já a presidenta do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, Giovana Cardoso, defendeu um projeto de país comprometido com a superação de todas as formas de opressão “Só teremos democracia quando formos capazes de reconhecer que somos um país extremamente racista, extremamente LGBTfóbico. Não dá para dizer que compreendemos e apoiamos todas as diversidades enquanto isso persistir”, disse.
Além da população negra LGBTQIA+, também estão sendo realizadas conferências temáticas voltadas às vivências e demandas dos povos ciganos e povos indígenas; povos e comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro; comunidades quilombolas; mulheres negras; juventude negra; e apoio às pessoas repatriadas.
A etapa nacional da V CONAPIR acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro, em Brasília, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil de todas as regiões do país.
Leia também:
Ministra Macaé Evaristo participa de agenda em defesa da população LGBTQIA+ em Belo Horizonte
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

