Notícias
LETRAMENTO DIGITAL
MDHC certifica mais de 350 pessoas no programa Viva Mais Cidadania Digital em Recife (PE)
(Foto: MDHC/Divulgação)
Aconteceu, nesta quarta-feira (9), em Recife (PE), a formatura de mais uma turma do projeto Viva Mais Cidadania Digital. A iniciativa, vinculada à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPI/MDHC), faz parte do Programa Viva Mais Cidadania, voltado à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação.
O projeto contou com um aporte de R$ 600 mil para ser dividido na aplicação e no desenvolvimento do curso no Piauí e em Pernambuco, onde as atividades de extensão tiveram início em novembro e dezembro de 2024, com férias em janeiro deste ano, retomada em fevereiro e conclusão em maio. Ao todo, foram ofertadas cerca de 500 vagas em sete espaços na Prefeitura de Recife, com 20 turmas e carga horária de 20 horas. Formaram-se, do total, 356 pessoas idosas.
A alagoana moradora de Recife há 35 anos, Nelci Cavalcante da Silva, de 67 anos, foi uma das alunas e ficou grata pela oportunidade de participar do curso. “Eu aprendi muito com essa formação. Agora, tenho conhecimento com o digital, e entendo que eu sou capaz de aprender, não me sinto mais analfabeta. Agora, eu estou vendo que eu sou capaz”, contou.
Fátima Moura, de 77 anos, também compartilhou a alegria de estar se formando no curso. "O projeto tem sido muito importante na minha vida, porque eu era uma iletrada na área digital. Hoje, não mais: eu faço pix, peço carros de aplicativo com duas ou três paradas, e aprendi isso com meus professores da UFPE. Está sendo muito agradável, eu consigo me comunicar com todo mundo, aprendi muito", relatou.
Para Paula Érica, coordenadora-geral dos Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade da SNDPI, promover a cidadania digital das pessoas idosas é um ato político de rebeldia. “Isso contrapõe a cultura do idadismo e do estigma contra essa população e traz, para o centro da política pública, a emancipação e o protagonismo de um grupo que estava à margem do acesso tecnológico", defende.
“A gente espera conseguir continuar com a política, consolidando como um programa, porque percebemos que existe uma demanda na sociedade, principalmente por conta de golpes. Esse letramento digital funciona como uma forma de coibir esses e outros que possam surgir”, afirmou Raphael França, coordenador do Projeto pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Viva Mais Cidadania Digital
O Viva Mais Cidadania Digital é uma extensão do Programa Viva Mais Cidadania, voltado à promoção dos direitos humanos e fortalecimento da cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação. O público-alvo do programa são grupos sociais marcados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa.
Entre os objetivos do programa, estão a promoção da comunicação e a participação social para a sensibilização sobre o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa, por meio da valorização da cultura, da territorialidade, da memória e da ancestralidade.
O programa prevê, ainda, o acesso à saúde, à previdência social, à assistência social e a outros direitos que possam contribuir para o envelhecimento ativo e saudável das pessoas idosas de maneira facilitada.
No primeiro semestre deste ano, o MDHC formou o primeiro grupo de pessoas idosas do projeto com capacitações realizadas em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foram entregues 617 certificados a moradores de Teresina (PI) após as ações que ocorreram em formato de oficinas coletivas e foram desenvolvidas nos bairros dos municípios, levando em consideração a diversidade territorial e as condições de vulnerabilidade das pessoas idosas e dos territórios.
Leia também:
Texto: R.M.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.