Notícias
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS
CREDHYY e CAICYY promovem semana de formação com foco no fortalecimento de fluxos e redes de atendimento
(Foto: Sônia Corrêa/MDHC)
Com o objetivo de qualificar o atendimento e aprimorar a articulação das redes do Sistema de Garantia de Direitos de crianças, povos indígenas e populações vulnerabilizadas na Amazônia, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH) e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza uma semana de formação integrada entre os Centros de Referência em Direitos Humanos para Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e o Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY), a partir desta segunda-feira (28).
A proposta do intermódulo em curso é fortalecer os processos de mapeamento das redes locais e regionais, bem como construir fluxos articulados e participativos de atendimento nos dois centros. A programação envolve oficinas práticas e momentos de escuta ativa das equipes, priorizando metodologias como mapas mentais, organogramas colaborativos e simulações por meio de psicodrama.
A ação visa, ainda, fomentar o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos centros, valorizando a construção coletiva de estratégias de acolhimento e proteção. A formação é parte de um processo continuado de apoio técnico e político-pedagógico às equipes, e possui papel central na garantia de direitos de populações em contexto de crise humanitária e histórica violação de direitos, como é o caso do território Yanomami.
Ao longo da semana, as equipes refletem sobre os próprios processos de trabalho, simulam situações reais de atendimento, avaliam os fluxos em vigor e propõem melhorias com base na realidade dos territórios e nas especificidades culturais e sociais dos povos atendidos.
A sistematização final das atividades deverá subsidiar a consolidação de organogramas operacionais que ampliem a efetividade das ações dos centros, orientando, também, a formulação de políticas públicas mais adequadas às realidades locais. A iniciativa integra o compromisso do MDHC com o fortalecimento das políticas de atenção humanitária, promoção de direitos e articulação federativa nos territórios mais sensíveis do país.
Leia também:
MDHC apoia 10º Encontro Guarani-Kaiowá e Ñandeva em Mato Grosso do Sul
Texto: S.C.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.