Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra Macaé Evaristo encerra a 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em BH
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participa da solenidade de encerramento da 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH)na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h, no Cine P7, em Belo Horizonte (MG). A presença da ministra é um dos marcos da noite, que também terá homenagem à cineasta indígena Sueli Maxakali, liderança do povo Tikmũ’ũn, professora, multiartista e doutora pela UFMG por Notório Saber. O evento, que acontece em 12 capitais, é uma das mais longevas e emblemáticas iniciativas do Governo Federal na interseção entre cultura e educação.
Com o tema “Direitos Humanos e emergência climática: rumo a um futuro sustentável”, a MCDH percorre reconhece o audiovisual nacional como ferramenta de transformação social e destaca 21 filmes de cineastas indígenas, quilombolas e ribeirinhos. A edição 2025 tem parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Curso de Cinema e Audiovisual, sob a coordenação geral de Samantha Capdeville, produtora audiovisual e professora do curso. Em Belo Horizonte, a programação conta com apoio do P7 Criativo e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Após a cerimônia, será exibido o documentário “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” — filme de Sueli, codirigido com Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna - que também participam da sessão. A obra, que narra a resistência do povo Kaiowá a partir de laços familiares atravessados pela ditadura militar, foi premiada nos festivais de Brasília, CachoeiraDoc e Ecofalante, com forte impacto na discussão sobre ancestralidade e direitos territoriais.
Na sequência, Macaé Evaristo acompanhará o debate que reunirá realizadores, especialistas e lideranças sociais para aprofundar temas centrais da Mostra.
Sessões em BH
A 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH) tem curadoria de Beatriz Furtado, professora do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e Janaina de Paula, jornalista e realizadora, apresentando 21 filmes, divididos em quatro sessões temáticas. Em BH, o evento acontece nos dias 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.
A sessão Nêgo Bispo/Terra reúne obras sobre resistência quilombola, violência no campo e enfrentamento a desastres ambientais; a sessão Antônia Melo/Águas destaca conflitos hídricos e narrativas de comunidades pressionadas por grandes empreendimentos; já a sessão Raoni/Floresta homenageia o líder indígena caiapó com filmes que tratam de ameaças à Amazônia, disputas territoriais e imaginários originários; enquanto a sessão infantil apresenta produções que estimulam a imaginação e aproximam as crianças da cultura e do meio ambiente.
Histórico da mostra
A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma estratégia do Governo Federal para a consolidação da educação e da cultura em Direitos Humanos, entendendo o audiovisual nacional como forte aliado na construção de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade e do respeito às diferenças.
Criada em 2006, com a finalidade de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a mostra amplia e diversifica os espaços de informações e debates sobre direitos humanos, por meio da linguagem cinematográfica, tornando-se instrumento valioso de diálogo e transformação para públicos com pouco ou nenhum conhecimento sobre direitos humanos.
Serviço
Ministra Macaé Evaristo na 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Belo Horizonte
Quando: 4 de dezembro de 2025, a partir das 19h
Onde: Cine P7 - P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471, Centro)
Mais informações em: https://www.instagram.com/mcdh.oficial/
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.