Notícias
AVISO DE PAUTA
10º Webinário da ReneDH discute violência política de gênero e raça na Baixada Fluminense com base em evidências
Nesta terça-feira (9/12), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH), promove o 10º e último webinário da série de formação de 2025, com o tema “Violência política de gênero e raça: o que mostram as evidências na Baixada Fluminense (RJ)”. A transmissão será realizada às 16h no canal do MDHC no YouTube.
Acesse o 10º Webinário da ReneDH.
A atividade apresentará evidências sobre as dinâmicas de violência política que atingem especialmente mulheres negras na Baixada Fluminense, analisando impactos diretos na participação feminina nos espaços de decisão. O webinário integra a Campanha Nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, reforçando o compromisso da ReneDH com a promoção dos direitos humanos e da justiça de gênero e racial.
A discussão será mediada por Pedro de Lemos, coordenador-geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos (CGIE/MDHC), e contará com a facilitação de Marina Cordeiro (UFRRJ) e Cecília Barbosa (Coletivo Mundo Melhor). A sessão terá, ainda, a participação de Noëlle Silva (CGIE/MDHC), que contribuirá com a análise dos dados e contextos territoriais.
O encontro é voltado a educadores, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas públicas, além do público interessado na temática. Haverá declaração de participação para as pessoas que assistirem ao evento.
O webinário integra o segundo ciclo da ReneDH, que reúne experiências e pesquisas de mais de 100 instituições-membro dedicadas ao uso de evidências para a qualificação das políticas públicas de direitos humanos.
Serviço
Data: 9 de dezembro (terça-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo no canal do MDHC no YouTube
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.