Notícias
Santarém tem postos de matrícula para pessoas com deficiência
Os moradores de Santarém, no Pará, contam com quatro postos de matrículas para pessoas com deficiência interessados em ingressar em cursos de qualificação tecnológica. Além do acesso gratuito aos cursos, os alunos recebem auxílio para alimentação e transporte durante todo o período de estudo e não perdem os benefícios governamentais que já recebem.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), da Prefeitura Municipal de Santarém, a Associação de Deficientes Físicos de Santarém (Adefis) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (Adefis).
De acordo com a consultora da SDH/PR na região, Lilia Renata de Carvalho Macieira, a implantação do atendimento especializado visa alcançar um maior número de pessoas com deficiência aptas a ingressar em cursos técnicos. “Os postos de matrícula fazem um atendimento direcionado, para incluir o aluno a um curso com o qual tenha afinidade”, ressalta.
A ação é uma das vertentes do Plano Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência, do governo federal, que tem como alvo a inserção desse público em programas de qualificação profissional através dos serviços nacionais de aprendizagem como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica.
Serviço: Postos de Matrícula em Santarém
Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM)
Endereço: Borges Leal, S/N, Bairro Prainha.
Telefone: (93) 9177 2400/9143 7655
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Santarém
Telefone: (93) 2101-5130/5100
Endereço: Avenida Dr. Anysio Chaves, n.853, Bairro Aeroporto Velho
Associação de Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS)
Telefone: (93) 3522-4595
Endereço: Travessa Benedito Magalhães, 1336, Centro.