Notícias
Parceiros do Pronatec querem mais fiscalização sobre acessibilidade na Paraíba
Os desafios para a implantação do Pronatec – Viver sem Limite na Paraíba foram tema de workshop realizado nesta quinta-feira (30) em João Pessoa, capital do estado. O evento ocorreu na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), com parceiros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Entre os principais pontos debatidos, está a importância da fiscalização da acessibilidade de prédios de órgãos públicos e de ensino para pessoas com deficiência. De acordo com o diagnóstico apresentado pela consultora da SDH/PR na região Jenair Alves da Silva, barreiras arquitetônicas e de atitude, como a oferta de intérprete em sala de aula, que impedem a concretização das políticas na região.
“Mesmo que haja um processo de transformação em curso, ainda é flagrante a falta de acessibilidade em prédios de instituições de ensino, por exemplo. O principal agravante é que essa situação é mais recorrente em cidades mais distantes da capital do Estado”, ressalta a consultora Jenair Alves da Silva.
Participaram do evento, representantes do MPT na Paraíba, de segmentos do Sistema S (Senai, Senac), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Entre os principais encaminhamentos, as instituições farão ações de sensibilização e fiscalização das políticas de inclusão social.
“Oferecer acessibilidade é função da instituição, mas quando isso não ocorre a punição é uma medida insuficiente. O mais importante é fazer com que ela passe a suprir as necessidades das pessoas com deficiência, seja com mudanças na estrutura, seja em seus processos pedagógicos”, diz Silva.