Notícias
Ouricuri, em Pernambuco, inaugura posto de matrícula para pessoas com deficiência
O município de Ouricuri, no Sertão do Araripe (PE), passa a contar com um posto de matrícula de pessoas com deficiência interessadas em ingressar em cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pelo governo federal na região. Os alunos recebem auxílio para alimentação e transporte no decorrer do curso e não perdem os benefícios governamentais que já recebem.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) e a Secretaria de Assistência Social de Ouricuri. Os interessados podem fazer suas matrículas nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.
De acordo com o consultor da SDH-PR na região, Roberto Paulo do Vale Tiné, a estratégia vai permitir alcançar pessoas com deficiência que já são beneficiadas por outros programas governamentais. Para Tiné, uma das principais dificuldades é informar à família que o ingresso em curso do Plano Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência não torna a pessoa com deficiência inapta a receber benefícios de transferência de renda.
“A parceria com a assistência social permite a sensibilização da família e acelera a inclusão das pessoas em cursos. Atualmente, a desinformação é uma das principais barreiras que enfrentamos para a consolidação das políticas para a pessoa com deficiência”, ressalta Tiné.
A entrada em curso de qualificação profissional mudou a vida da bióloga e intérprete de LIBRAS Sandra Alves de Matos, 33. Casada e com um filho recém-nascido, ela encontrou na amizade a motivação para permanecer no curso de ensino de linguagem de sinais do Instituto Federal do Sertão (IF-Sertão), que mantém um campus no município de Ouricuri.
“A intérprete e também professora do curso sempre me incentivou a aprender linguagem de sinais, porque eu poderia me virar sozinha. Como somos amigas desde a infância, ela sempre me pressionou”, ressalta Matos. “Insisto muito para que todas as pessoas com deficiência que conheço ingressem num curso, porque percebo o quanto eles ficam mais felizes com o passar do tempo”, diz Celiana Lima da Silva, professora e intérprete de LIBRAS do IF-Sertão.
Um desses alunos é José Roberto de Jesus Lopes, 27, que está concluindo o curso de suporte de manutenção em informática. “Por meio do estudo, nos conhecemos e ficamos amigos, e agora vamos montar uma associação de surdos em Ouricuri. Sem essa oportunidade, não teríamos qualificação profissional nem construído essa articulação”, ressalta.
Entidade: Secretaria de Assistência Social de Ouricuri/PE
Endereço: Todas as unidades do Cras no município - Ouricuri/PE
Telefone: (87) 3874-3609
Assessoria de Comunicação Social