Notícias
ES: Ideli Salvatti anuncia convênio com universidade para fortalecimento da rede pelos Direitos Humanos
Durante o 20⁰ seminário da Caravana de Educação em Direitos Humanos, a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), destacou o objetivo das caravanas, que é propiciar o fortalecimento da rede de integração e interação dos movimentos da sociedade civil com os órgãos governamentais.
A ministra anunciou no encontro que a SDH fará um convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do especialista em monitoramento das redes de ódio, Fábio Malini. “Essa parceria é de fundamental importância e reflete uma das mais boas experiências que o Espírito Santo tem para ajudar o país no combate à violência e preconceitos tanto no mundo real quanto no virtual”.
A relevância do encontro como espaço essencial na convergência de movimentos, entidades e pessoas que se dedicam à luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro foi reforçada por Ideli. A Ministra também ressaltou a tradição, experiência e trabalho reconhecido do Espírito Santo na luta em defesa dos direitos de todos os seres humanos, independente da sua condição de renda, orientação sexual ou raça.
“As caravanas têm sido interessantíssimas, pois estamos conseguindo equacionar e resolver situações com mesas de negociações sobre pendências em cada estado do nosso país. A luta pelos Direitos Humanos é uma luta de todos e para todos. Apesar de estar relacionada à disputa de poder, seja de um indivíduo sobre o outro ou de um grupo social”.
Para a ministra, momentos como este, de debate social, têm extrema relevância no combate a situações de preconceitos como os últimos casos de homofobia e racismo recentemente ocorridos no Rio Grande do Sul. Ideli salientou que a sociedade tem participado, tem denunciado as violações, que estão visivelmente escancaradas.
“Esse é momento de fortalecermos e articularmos a integração entre governos e sociedade civil em prol dos direitos humanos”.
A missão das caravanas, que se transformou em tarefa após o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), também foi comentada pela ministra. Em entrevista, citou a ação do Comitê de Combate à Tortura, com a missão e fortalecer o enfrentamento à tortura em instituições de privação de liberdade, do novo Conselho Nacional de Direitos Humanos, que após muitos anos foi aprovado.
Comitê de Direitos Humanos - No evento, a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartório, anunciou que após a primeira etapa do seminário será assinado um termo de parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para a criação de um Comitê de Direitos Humanos no Estado do Espírito Santo.
Assessoria de Comunicação Social