Notícias
Direito à moradia: Joinville atinge 920 unidades habitacionais entregues
O ministro em exercício da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Claudinei Nascimento, participou nesta quinta-feira (2) da entrega do Conjunto Habitacional Irmã Maria da Graça, em Joinville (SC), com 320 unidades. "É uma grande satisfação ver o povo trabalhador ser beneficiado pelo Minha Casa Minha Vida, que garante que o contrato seja assinado pelas mulheres, pelas donas de casa", afirmou Claudinei Nascimento. Também participaram do ato o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e o prefeito da cidade, Udo Dohler.
Uma das beneficiadas, a zeladora Marcolina Silva, 57 anos, pagava 400 reais de aluguel no apartamento em que morava com a filha, no bairro do Itau. Agora pagará uma mensalidade de 60 reais à Caixa Econômica Federal por sua residência própria. "Não tive uma casa por uma vida toda, e hoje estou tendo a minha própria casa. Estou muito feliz", afirmou.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, ressaltou os investimentos do Executivo Federal na melhoria da vida das pessoas ao oferecer um conjunto habitacional como este. "Com 60 reais nenhum de nós moraria num lugar como esse. Isso aqui não é um sonho, isso aqui é a realidade do Brasil. Aqui em Joinville está acontecendo o que está acontecendo em todos os lugares do Brasil. E essa é a mudança que estamos fazendo na vida das pessoas", afirmou.
Com esta entrega, salta para 920 famílias beneficiadas em Joinville pelo Minha Casa, Minha Vida, todas com renda mensal de até R$ 1.600,00. O nome do conjunto habitacional é uma homenagem póstuma a Maria da Graça Brás, fundadora do Centro de Direitos Humanos de Joinville e uma das primeiras pessoas no Brasil a inserir o direito à moradia no rol dos Direitos Humanos.
Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br